Município vai pagar eletricidade de IPSS e recompensar colaboradores destas instituições
O Município de Oliveira do Bairro vai assumir os custos do consumo de eletricidade das IPSS do Concelho nos meses de janeiro, fevereiro e março e ainda entregar-lhes vales de compras para os seus colaboradores, num investimento total de cerca de 80 mil euros.
De acordo com Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, esta iniciativa tem como objetivo “aliviar financeiramente as nossas IPSS, que, neste período de inverno e face ao confinamento a que têm estado sujeitas, têm necessidade de manter os seus espaços minimamente confortáveis para os seus utentes, aumentando os custos energéticos”.
Lília Ana Águas, Vereadora responsável pelos pelouros da Ação Social e da Idade Maior, explica que a autarquia tem “trabalhado em estreita ligação com as nossas IPSS, no sentido de antecipar problemas e encontrar rapidamente soluções, quer do ponto de vista financeiro, quer dos recursos humanos afetos e disponíveis, para garantir que possam continuar a assegurar a devida proteção à população vulnerável que servem, nomeadamente idosos das Estruturas Residenciais para Idosos, Apoio Domiciliário, pessoas com deficiência e crianças”.
A preocupação do Executivo Municipal de Oliveira do Bairro estende-se ainda aos profissionais das IPSS. Neste sentido, a autarquia bairradina vai entregar às 11 IPSS do Concelho vales de compras no comércio local (Vale-Cuidar) para os seus 530 colaboradores, reconhecendo “o trabalho e enorme sacrifício que estes profissionais têm realizado ao longo do último ano, na defesa da saúde e da vida dos mais vulneráveis, idosos, crianças e pessoas com deficiência”, conforme referiu a autarca. Com esta medida, “também o comércio local do Concelho vai beneficiar, dinamizando a nossa economia em tempos muito complicados para quem tem estabelecimentos comerciais”, acrescentou a vereadora.
As IPSS do Concelho de Oliveira do Bairro que vão receber estes apoios do Município são a ABC Bustos, AMPER, Centro Ambiente Para Todos, Centro Social de Oiã, Centro Social Paroquial S. Pedro da Palhaça, Recanto da Natureza, Santa Casa da Misericórdia do Concelho de Oliveira do Bairro, SóBustos, Solsil, Casa do Povo da Mamarrosa e Obra Frei Gil.
De referir que, em 2020, a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro atribuiu às IPSS do Concelho mais de 164 mil euros em apoios financeiros, dos quais 99.100 euros em apoios extraordinários no âmbito do combate à pandemia da COVID-19.
Sobre o acompanhamento que o Município tem dados às IPSS, Lília Ana Águas refere que “continuamos a trabalhar para apoiar quem ajuda, sempre ao lado dos que mais precisam”.