Biblioteca Municipal com Banco de Brinquedos Didáticos
A Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro lançou um novo serviço, um banco de brinquedos didáticos, especialmente dirigido a pais, terapeutas ou educadores de intervenção precoce.
O Banco de Brinquedos Didáticos da Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro é a concretização do projeto que ficou em segundo lugar na edição de 2019 do Orçamento Participativo de Oliveira do Bairro, proposto por Ana Skrypets, e vem facilitar o reforço das aprendizagens das crianças, com a possibilidade de poderem continuar a desenvolver diferentes competências em contexto familiar.
Com a possibilidade de poderem levar brinquedos e jogos para casa, num sistema idêntico ao da requisição de livros, os pais e educadores ganham um apoio essencial para promoverem o desenvolvimento social e cognitivo dos seus filhos.
Ao dispor dos munícipes de Oliveira do Bairro, está uma coleção diversificada de brinquedos didáticos, que vão especificamente trabalhar vários aspetos do desenvolvimento das crianças, como as motricidades grossa e fina, coordenação olho-mão, grafomotricidade, orientação espacial e lateralidade, linguagem, leitura e escrita, lógica e matemática, emoções e resolução de problemas, sentidos e estimulação sensorial, ou ainda as suas capacidades de imaginação, memória, interação social e concentração.
Sobre a Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro
A Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro iniciou a sua atividade em outubro de 2000, tendo vindo a desempenhar um papel fundamental na difusão da cultura no concelho.
Este equipamento cultural coloca ao dispor dos seus visitantes os serviços de empréstimo domiciliário, consulta local, serviço de informação à comunidade, reprografia, apoio e orientação bibliográfica e ainda o serviço de extensão cultural, entre muitos outros.
Recentemente, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro foi reconhecida com o selo Clean & Safe Património Cultural, do Turismo de Portugal, assumindo o compromisso de cumprir os requisitos de segurança e higiene definidos pela Autoridade Nacional de Turismo, segundo as orientações da Direção-Geral de Saúde, no âmbito do combate à pandemia da COVID-19.