Resíduos Urbanos Biodegradáveis
O projeto “Dar Valor é Dar Vida” consiste na recolha porta-a-porta de RUB (Resíduos Urbanos Biodegradáveis) no Município de Oliveira do Bairro. Tem como principais objetivos o aumento da quantidade e qualidade de resíduos a encaminhar para produção de fertilizante natural, diminuindo assim a quantidade de resíduos urbanos a depositar em aterro. Por outro lado, pretende-se também promover o esclarecimento da população para a importância da separação dos resíduos a encaminhar para a reciclagem. Oliveira do Bairro quer antecipar em 2 anos o prazo limite para a recolha seletiva obrigatória de RUB, de acordo com a diretiva (UE) 2018/851.
O projeto é desenvolvido pela autarquia de Oliveira do Bairro e financiado pelo POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. Tem como objetivos aumentar a reciclagem dos resíduos urbanos recicláveis e garantir o cumprimento das metas estabelecidas na Diretiva Quadro dos Resíduos (DQR) e no Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2020).
O que pode colocar no contentor
Os resíduos que podem ser colocados no contentor incluem pequenos resíduos verdes como folhas, ramos pequenos e aparas de relva seca, restos de comida (crus ou cozinhados), produtos alimentares fora do prazo de validade, cascas de legumes, frutas e ovos, borras de café, pão e bolos, aparas de carne e de peixe.
Não coloque no contentor
Produtos líquidos ou semilíquidos (ex. iogurtes, mel, compotas), óleo de cozinha, ossos de grandes dimensões (superiores a 15 cm), sangue, vísceras, produtor alimentares putrefactos, farinha, amido, fermento, embalagens de metal, vidro e plástico, papel e cartão, têxteis, lâmpadas, louças e outros resíduos não biodegradáveis (pilhas, tintas, eletrodomésticos).
Não esquecer!!
Não coloque embalados e sacos de plástico no contentor. Se o fizer estará a contaminar os resíduos orgânicos e a dificultar a sua valorização através da compostagem.
Para mais informações contacte-nos através do e-mail cmolb@cm-olb.pt ou do telefone 234 732 100 (Dep. Ambiente)