Município continua a entrega de equipamentos de proteção a IPSS
O Município de Oliveira do Bairro continua a entregar às IPSS do Concelho equipamento e material de proteção, de forma a proteger os seus utentes seniores e colaboradores da pandemia da COVID-19.
Até ao momento, a autarquia já entregou a nove instituições 340 viseiras de proteção, 240 fatos de proteção, 3.100 máscaras e 66 litros de gel desinfetante.
Paralelamente, foram ainda entregues 40 litros de gel desinfetante aos Bombeiros, GNR (de Oliveira do Bairro e Bustos) e Juntas de Freguesia.
De acordo com Lília Ana Águas, Vereadora responsável pelo pelouro da Saúde, “continuamos a trabalhar de forma muito próxima com as IPSS do Concelho, com comunicação permanente, no sentido de antecipar e dar resposta a qualquer necessidade que surja, não só ao nível da segurança dos seus colaboradores e utentes, com os equipamentos e material de proteção, mas também nas condições que têm para ultrapassar o confinamento a que estão sujeitos, isolados das suas famílias, o que, naturalmente, é causador de ansiedade e stress”.
Lília Ana Águas revela ainda que o Município já adquiriu “mais 10.000 máscaras cirúrgicas descartáveis e 1.000 fatos de proteção, para utilização dos colaboradores do Município e entrega às instituições do Concelho, sempre que necessário”.
Ainda no âmbito do apoio aos lares de idosos, recorde-se que o Município preparou um Centro de Apoio Logístico e Unidade de Alojamento com 50 camas, localizado no Polo Escolar de Vila Verde, em colaboração com a ARS do Centro e a Segurança Social.
Esta unidade servirá, em caso de necessidade, para acolher os utentes não infetados das IPSS do Concelho, no âmbito da pandemia da COVID-19.
De acordo com Lília Ana Águas, este Centro de Apoio Logístico e Unidade de Alojamento “é mais uma resposta que estamos a criar no sentido de nos prepararmos para eventuais focos de infeção que possam surgir nas nossas IPSS”.
Esta medida vem na sequência de outras que têm vindo a ser assumidas pelo Município bairradino, com o objetivo de proteger a sua população sénior, como é exemplo a aquisição de 1.000 testes para deteção da COVID-19, com o objetivo de detetar a infeção nos grupos mais vulneráveis, entre os quais os utentes e colaboradores dos lares de idosos.