COVID-19 | Autarquia está a desinfetar espaços e equipamentos públicos e comerciais
O Município de Oliveira do Bairro já iniciou os trabalhos de desinfeção dos espaços e mobiliário urbano de maior frequência do concelho, em resposta à situação de pandemia do COVID-19.
Estes trabalhos serão realizados periodicamente em todas as freguesias do Concelho, nomeadamente nos espaços e edifícios públicos, zonas comerciais, incluindo caixas multibanco, assentos em jardins públicos, corrimãos, paragens de autocarro e equipamentos de maior afluência.
A este propósito, Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, referiu que o Município “continua e continuará na linha da frente desta batalha contra o COVID-19, em defesa dos nossos munícipes e de todos os portugueses”.
Recorde-se que a autarquia de Oliveira do Bairro já tem em andamento um programa de apoio social excecional e temporário, no âmbito das medidas relativas à situação epidemiológica do COVID-19.
De acordo com Lília Ana Águas, Vereadora com o Pelouro da Saúde, o programa abarca “três dimensões, que passam pelo apoio psicológico, apoio jurídico e apoio na recolha e entrega de compras e bens essenciais no supermercado, medicamentos e outros produtos de primeira necessidade”.
O apoio psicológico e jurídico é destinado a todos os munícipes e a recolha e entrega de compras e medicamentos tem como público alvo os grupos de risco, nomeadamente pessoas com mais de 65 anos ou deficiência, doentes crónicos, famílias monoparentais ou que se encontrem em situação de isolamento e sem suporte familiar e social.
Lília Ana Águas agradece “profundamente” e destaca a “generosidade dos oliveirenses que se voluntariaram para ajudar nesta nossa iniciativa”. “Poucas horas após termos apresentado o programa, tivemos logo cidadãos a quererem ajudar e temos já 25 voluntários, alguns dos quais colaboradores do Município, das mais variadas áreas, que querem ajudar-nos nesta missão, de minimizar uma situação que se pode tornar ainda mais dramática”, explicou a Vereadora da Saúde.
O programa está em funcionamento desde dia 17 de março, no horário das 9h00 às 16h00, de segunda a sexta-feira, e os serviços podem ser solicitados através de telefone (234 732 131) ou e-mail (programaapoio.covid-19@cm-olb.pt).
Ainda no âmbito dos apoios sociais, recorde-se que a autarquia de Oliveira do Bairro foi mais além na decisão do governo de decretar a abertura de um estabelecimento escolar por agrupamento de escolas, ao abrir um polo escolar por freguesia, de forma a acautelar o serviço de prestação de apoios alimentares a alunos beneficiários do escalão A de Ação Social Escolar e “o acolhimento aos alunos filhos, ou outros dependentes a cargo, de profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro, incluindo os bombeiros voluntários, e das forças armadas, os trabalhadores dos serviços públicos essenciais, de gestão e manutenção de infraestruturas essenciais, bem como outros serviços essenciais, cuja mobilização para o serviço ou prontidão obste a que prestem assistência aos mesmos, na sequência da suspensão das atividades letivas e não letivas” (n.º 1 do Art. 10.º do Decreto Lei n.º 10-A/2020 de 13 de março).
Os estabelecimentos em funcionamento são os Polos Escolares de Oliveira do Bairro, Bustos, Oiã Nascente e Palhaça.
O serviço de refeições nos estabelecimentos referidos será prestado em duas fases, para os alunos do Pré-escolar das 12h00 às 13h00 e para os alunos do 1.º Ciclo das 13h00 às 14h00.
Os encarregados de educação que pretendam beneficiar destes serviços, e que cumpram os requisitos legais, devem solicitá-lo, via email, através do endereço eletrónico educacao@cm-olb.pt, ou através do número telefónico 234 732 131.