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Águeda no Top 25 dos melhores Municípios da Região Centro para viver, visitar e investir
área de conteúdos (não partilhada)Águeda é o 17º Concelho mais atrativo da região Centro (dos 100 existentes), ocupando o 62º lugar a nível Nacional (dos 308) e o 3º dos Municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (dos 11 que integram a CIRA). Estes foram os dados retirados da 3ª edição do estudo “Portugal City Brand Ranking”, que avalia a performance da marca e a atratividade dos 308 municípios portugueses nas categorias Turismo (Visitar), Negócios (Investir) e Talento (Viver), divulgados, no dia 19 de abril, pela consultora internacional Bloom Consulting.
A marca Águeda contínua a afirmar-se a nível nacional, sendo cada vez mais reconhecida, aumentando assim o número de pessoas que pretendem visitar e investir no concelho. O Município de Águeda subiu seis posições na sua performance nacional, colocando-se em 62º lugar, já que em 2015 encontrava-se na 68º posição e em 2014 na 69º. Nas três edições do estudo, Águeda mantem-se no Top 25 da Região Centro, conseguindo subir duas posições este ano, situando-se em 17º lugar, comparativamente ao ano de 2015 (19º), já Coimbra e Aveiro estão na primeira e segunda posição, respetivamente.
O que faz a Bloom Consulting?
A Bloom Consulting é uma empresa consultora especializada na análise e desenvolvimento de estratégias de “Country”, “Region” e “City” branding. Anualmente, publica o Bloom Consulting Country Brand Ranking, integrados na análise da performance de marca de 225 países e territórios a nível mundial.
Este ano lança a 3ª edição do Portugal City Brand Ranking, para avaliar a performance de marca dos 308 municípios portugueses, no qual classifica a atratividade destas perante diferentes públicos-alvo (Turismo, Negócios e Talento). Para o efeito a empresa desenvolveu a ferramenta Digital Demand (D2), de forma a obter todos os dados relevantes sobre o comportamento e tomada de decisão de turistas, investidores e cidadãos quando procuram/selecionam um destino do Município através da internet.
Esta ferramenta permite, não só compreender a popularidade de uma cidade, região ou país como destino, mas também perceber quais os principais focos de interesse dos mais variados públicos-alvo nessa mesma cidade, região ou país. Deste modo, o D2 é uma ferramenta que o ajuda a tomar melhores decisões, demonstrando-lhe onde o executivo municipal deverá concentrar os seus esforços na elaboração de estratégias de comunicação e marketing.
Metodologia do estudo da Bloom Consulting
O estudo da Bloom Consulting divide a informação relativa a Negócios, Visitar e Viver, medindo a performance nestas categorias específicas, de cada Município. Para tal, foram utilizadas as seguintes metodologias de avaliação: 1.ª Variável – Desempenho Económico; 2.ª Variável – Digital Demand (D2) e 3.ª Variável – Desempenho On-line. As três metodologias avaliam as três dimensões de um Município, nomeadamente: Negócios (Investimento), Visitar (Turismo) e Viver (Talento). Cada dimensão tem indicadores diferentes, que podem mensurar a eficácia da marca de cada Município.
De acordo com Bloom Consulting – Portugal City Brand Ranking, os indicadores da 1.ª variável são, o número de empresas, dormidas e população. Estes indicadores permitem avaliar a atividade empresarial, a dimensão da indústria turística e os movimentos migratórios populacionais em cada Município. Na dimensão de Negócios (investimento), é tido em conta a percentagem de novas empresas sobre o total de empresas. Enquanto na Visitar (Turismo), foi ponderada a taxa de ocupação hoteleira. Em Viver (Talento), foram avaliados, além das taxas de desemprego e de criminalidade, o poder de compra de cada munícipe, relativamente à média nacional. Os indicadores permitem entender o clima de negócios, o desempenho hoteleiro, o nível de segurança e as oportunidades oferecidas a novos residentes. Além disso, para ser justo aos municípios com menos populações, foram abrangidos indicadores de rácios, nos quais entendem as três dimensões como elemento socioeconómico mais relevante em cada município.
Já na 2.ª Variável – Digital Demand (D2) foi analisada a procura online por um município A Bloom Consulting promoveu uma ferramenta que é capaz de calcular a atratividade de um Município ou região de uma forma objetiva, rigorosa e tangível. Esta ferramenta, mensura o volume total de procuras online, com temas associados com negócios, turismo ou talento em cada um dos 308 municípios incluídos neste ranking. Para esta análise foram tidas em conta 15 categorias de temas e termos ligados com três dimensões (Procura por Economia; Procura por Turismo e Procura por Talento).
Por último, na terceira variável foi considerado o desempenho da comunicação e promoção online (através de meios sociais) de cada Município. Segundo Bloom Consulting, o Website oficial do Município é uma fonte importante de informação para os munícipes, investidores e turistas, uma vez que esta é uma das mais importantes portas de entrada de cada município. Bloom Consulting usou “Website Analytics” para analisar cada página web oficial de todas as câmaras municipais. O número de acessos, o tempo médio que cada utilizador permaneceu no respetivo “website” e o número de páginas que visualizou foram as composições analisadas. Foi avaliada também a presença e “performance” de todos os municípios em quaisquer plataformas sociais, tal como o Facebook e o Twitter.
Relevância e impacto do Estudo
Segundo a Bloom Consulting, o estudo Portugal City Brand Ranking nasceu da necessidade de responder à pergunta: “Por que são alguns municípios mais atrativos do que os outros?”. Daqui resultou que seria necessário avaliar o impacto das estratégias políticas, de urbanismo e de promoção de cada concelho e o de identificar as potencialidades e fragilidades de cada um, nas áreas do negócio, investimento, talento e qualidade de vida.
Este estudo é assim um bom indicador de análise para o Município, pois usa uma metodologia inovadora que incorpora um número elevado de variáveis objetivas e relevantes, em vez de estudos de opinião. A combinação de D2, estatística e ferramentas únicas produzidas pela Bloom Consulting, dão a este estudo um elevado grau de fiabilidade e objetividade que não pode ser comparado ao de outras iniciativas.
Sediada em Madrid, mas com escritórios em Lisboa, São Paulo e Los Angeles, a Bloom Consulting tem vindo a desenvolver, ao longo dos últimos doze anos, trabalhos de análise com o objetivo de ajudar a definir a melhor estratégia para potenciar a marca de um território, de uma região ou de uma cidade como um ativo económico e político. A empresa tem ainda um elevado prestígio a nível internacional, sendo referenciada por meios de comunicação social de renome como o Economist, Forbes e CNN, sendo ainda “Data Partner” oficial do World Economic Forum contribuindo para a elaboração do índice mundial de competitividade turística.