- Início
- Municípios
- Águeda
- Município de Águeda cede instalações da Escola Básica de Belazaima do Chão
Município de Águeda cede instalações da Escola Básica de Belazaima do Chão
área de conteúdos (não partilhada)A Câmara Municipal de Águeda celebrou um protocolo para uso tripartido das Instalações da Escola Básica do 1.º Ciclo de Belazaima do Chão, com o Centro Social de Belazaima e a União das Freguesias de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão.
Com o compromisso agora subscrito entre o Presidente da Câmara Municipal, Gil Nadais, o Presidente do Centro Social de Belazaima, Paulo Domingues, e o Presidente da União de Freguesias de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão, Vasco Miguel Rodrigues Oliveira, estas duas últimas entidades passam a ter o direito de utilização e exploração das instalações da Escola Básica do 1.º Ciclo, em Belazaima do Chão.
As instituições e as Juntas de Freguesia assumem um papel de relevância no desenvolvimento de toda a atividade social e cultural da vida da comunidade. Após a abertura do Centro Escolar, e com o consequente encerramento da Escola Básica do 1.º Ciclo de Belazaima do Chão, as instalações da mesma encontram-se disponíveis para dar lugar ao desenvolvimento de atividades com interesse social para a comunidade local.
À semelhança do que já aconteceu com outras escolas desativadas no concelho, a Autarquia Aguedense pretende colocar as instalações disponíveis ao serviço das coletividades, dando-lhes assim uma nova utilidade e funcionalidade. A Câmara de Águeda já entregou diversos edifícios a coletividades das freguesias ou estimulou a sua utilização através de parcerias com privados. A título de exemplo, recorde-se a da antiga Escola Primária de Assequins, localizada na freguesia de Águeda, cedida à instituição Catraio - Centro Social da Catraia de Assequins, assim como a Escola Primária de Casal de Álvaro que foi cedida à Banda Alvarense.
Este protocolo reforça as linhas orientadoras da ação da Autarquia Aguedense que se regem pelo apoio a novas iniciativas, pela dinamização de práticas regulares de desenvolvimento e pelo apelo à interligação e cooperação associativa, procurando apoiar iniciativas que prossigam os interesses coletivos da população do Concelho.