- Início
- Municípios
- Águeda
- Grupo Asiático Fritz Jou Manufacturing escolheu Águeda para criar nova unidade industrial
Grupo Asiático Fritz Jou Manufacturing escolheu Águeda para criar nova unidade industrial
área de conteúdos (não partilhada)No passado dia 20 de maio realizou-se, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda, uma Assembleia Municipal Extraordinária com o intuito de aprovar o Interesse Público da instalação da empresa Asiática Fritz Jou Manufacturing, no Parque Empresarial do Casarão (PEC-Águeda).
O grupo Asiático Fritz Jou Manufacturing apresentou uma proposta de intenção para a criação de uma nova unidade industrial no PEC-Águeda. A empresa prevê a produção de cerca de 35 mil bicicletas na 1ª fase (2016-2018), atingindo às 100 mil unidades numa 2ª fase (2021), prevendo-se ainda um investimento de oito milhões de euros (8.000,000€). Ao albergar esta unidade estima-se a criação de 100 postos de trabalho diretos, e muitos outros indiretos, um número bastante significativo no contexto atual do desemprego tanto a nível nacional como local. Para além de ser um investimento com caráter inovador face ao tipo de produto que desenvolve bicicletas de gama média-alta e elétrica, não produzidos em Portugal, incorporando como matérias-primas de fibra de carbono e alumínio, assim como acessórios mecânicos e eletrónicos de alta tecnologia.
De salientar que esta empresa apresenta-se como um dos maiores montadores asiáticos no setor das duas rodas e tem como parceiros marcas tão conceituadas como a Cannondale e a Pinnarello. Este projeto resulta de uma parceria estratégica desta empresa Asiática com a Triangle´s – Cycling Equipments, também ela de uma nova unidade que se encontra já em construção no PEC-Águeda e que irá produzir quadros para bicicletas em alumínio, e que foi alvo de reconhecimento público de interesse municipal.
Atualmente o PEC-Águeda encontra-se quase lotado, estando apenas disponíveis cerca 17% dos lotes, mas com uma área muito reduzida e destinados principalmente para comércio e serviços. Para a implementação desta nova unidade serão necessários cerca de 40 mil metros quadrados, sendo que neste momento não existem disponíveis lotes com essas dimensões, o que torna necessário, por forma a reter o investimento no Concelho, efetuar um procedimento de suspensão parcial do Plano de Pormenor do PEC-Águeda, de forma a permitir o devido licenciamento da construção. Tendo em conta que a alteração do Plano de Pormenor do PEC-Águeda já se encontra a ser desenvolvida e que existe já uma planta de implementação do mesmo, foi possível encontrar um área com capacidade para receber este projeto, contudo esta irá confinar com vias já existentes e já construídas. Para se conseguir instalar a empresa Fritz Jou Manufacturing é necessário suspender a faixa de gestão de combustíveis a sul.
Perante a importância do investimento, do impacto que irá gerar na economia local e nacional, a Autarquia considerou que o mesmo tinha condições para ser reconhecido como de Interesse Público e foi apresentada à consideração da Assembleia Municipal, tendo sido a proposta aprovada.
Viagem de Comitiva de Águeda a Taiwan
Em meados de abril, o Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais, visitou, juntamente com um grupo de empresários aguedenses que estão a colaborar com o Município, a cidade de Taiwan, na China, com intuito de promover o Parque Empresarial do Casarão (PEC-Águeda) a empresas das duas rodas. Dias depois surgiram empresas multinacionais interessadas em investir em Águeda.
No decurso desta deslocação, pautada pelo espírito de partilha e cooperação, o Autarca Aguedense reuniu com diversos produtores/construtores relacionados com o setor das duas rodas, onde foi efetuada uma apresentação das potencialidades de Águeda a várias empresas locais, nomeadamente à KMC, à Full Speed Ahead (FSA), à Fritz Jou Manufacturing, à Tektro, à Jaeger, à Velo, à Founderland, à IP Components, à Art Colletion e à Sunrise. Na ocasião foi ainda abordada a questão do investimento no Parque Empresarial do Casarão (PEC-Águeda) e o facto de Águeda estar no centro do Portugal Bike Value (Valley).
Na cidade de Taiwan foram realizadas diversas reuniões setoriais entre a Câmara Municipal de Águeda, em conjunto com os representantes das empresas que acompanharam a visita, e com dez empresas locais. Os encontros tiveram como principal finalidade desenvolver parcerias de negócio, especificamente com a Fritz Jou, Shuz Tung, Spinner, Astro, Premetec, Sunrise, FounderlandHeng Yen e Art Colletion.
Dos contactos efetuados na deslocação à China, e para além das parcerias comerciais privadas que foram realizadas, a convicção é que em breve possam existir novos investimentos de empresas Taiwaneses do setor das duas rodas no nosso país, já que as mesmas se querem aproximar do mercado europeu e consideram Portugal um local estratégico para investir. Águeda poderá assim vir a receber outras multinacionais do setor, uma vez que a vinda da empresa Fritz Jou Manufacturing revelou-se um marco importante e será uma boa influência para que outras avancem.
Depois desta deslocação a Taiwan, Gil Nadais mostrou-se ainda mais confiante “na recuperação de uma valiosa imagem de marca: Águeda – Capital das Duas Rodas”. O Autarca avaliou a visita como “bastante proveitosa” referindo ainda que “mostrou a existência de um grande potencial de captação de investimento para Águeda em Taiwan, a curto/médio prazo, reforçando o projeto Portugal Bike Value”.
A política ativa da Câmara Municipal na captação destes investimentos e na disponibilização de condições e de espaços para instalação de novas unidades industriais, com especial destaque para o PEC-Águeda, tem-se revelado um catalisador estratégico para fomentar o desenvolvimento local, com a instalação de diversas empresas, inclusivamente algumas delas de caráter multinacional e com projetos reconhecidos como de Interesse Municipal.
De salientar que Portugal é atualmente o terceiro maior produtor europeu de bicicletas, sendo que fenómenos como os da bicicleta elétrica são vistos como uma aposta de futuro pelos grandes fabricantes mundiais do setor. Este meio de transporte é já uma presença no dia-a-dia do cidadão europeu e igualmente da cidade de Águeda (com o projeto BeÁgueda). É dentro desta lógica, e porque a região de Aveiro, com Águeda no seu centro, foi e continua a ser estratégica ao nível da produção nacional das bicicletas, que surgem projetos como o Portugal Bike Value, impulsionado por mais de 50 parceiros, e que pretende conduzir ao crescimento do setor da bicicleta em Portugal, associado às valências da mobilidade lazer e desporto.