- Início
- Municípios
- Águeda
- Câmara de Águeda atribui mais um pacote de apoios de 460 mil euros às Freguesias
Câmara de Águeda atribui mais um pacote de apoios de 460 mil euros às Freguesias
área de conteúdos (não partilhada)Verba respeita apoios financeiros às Juntas de Freguesia que apresentaram, até ao momento, propostas para a realização de obras
A Câmara Municipal de Águeda atribuiu, em reunião do Executivo, um apoio de 460.214,95 euros às Juntas de Freguesias (JF) para a realização de obras, sob a forma de contratos interadministrativos e protocolos de colaboração.
Este é o primeiro volume de apoios atribuídos às JF em 2023 e refere-se às propostas para investimento apesentadas à Câmara Municipal por sete das 11 freguesias do concelho, em concreto as JF de Macinhata do Vouga e Valongo do Vouga, bem como para as UF de Barrô e Aguada de Baixo; Travassô e Óis da Ribeira; Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão; Préstimo e Macieira de Alcôba; e Trofa, Segadães e Lamas do Vouga.
Este primeiro “pacote” de apoios refere-se a propostas que estas autarquias apresentaram à Câmara Municipal para comparticipação financeira, parcial ou integral, para a realização de obras e projetos pelas freguesias, a que se somam os apoios para a aquisição de máquinas, viaturas e equipamentos, no valor de 118.689,84 euros.
A estas verbas serão acrescentados os apoios a concretizar com as restantes freguesias à medida que apresentarem as suas propostas e prioridades para investimento.
“Continuamos o bom trabalho de parceria e cooperação com as todas as nossas Juntas e Uniões de Freguesia para a execução das obras mais prementes, com o objetivo de servir as nossas populações e dar a resposta mais célere e eficaz aos seus anseios”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda.
A definição do quadro de apoios para executar nas freguesias durante o ano de 2023 resulta de reuniões regulares com as freguesias, onde todos os presidentes de Junta, de forma aberta e transparente, definem as suas prioridades de ação, alinhadas com a disponibilidade financeira do Município para os investimentos que são realizados em todo o concelho.
Refira-se que, na reunião do Executivo, foram ainda aprovadas adendas a protolocos realizados no ano passado com a JF de Fermentelos e as UF de Águeda e Borralha, e de Recardães e Espinhel e que visam o alargamento do prazo de execução de obras em curso nestas autarquias.