- Início
- Municípios
- Águeda
- Câmara de Águeda promove património molinológico do concelho
Câmara de Águeda promove património molinológico do concelho
área de conteúdos (não partilhada)Programa comemorativo do Dia Nacional dos Moinhos integra uma iniciativa conjunta da Rota dos Moinhos e vai decorrer de 14 a 16 de abril
Caminhadas, visitas a moinhos, atividades lúdico-pedagógicas e muitas histórias. Estas são algumas das propostas para três dias de uma programação para promover o património molinológico, a propósito das comemorações do Dia Nacional dos Moinhos, e que vai ser assinalado, em Águeda, de 14 a 16 de abril próximo.
Esta é uma iniciativa da Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills, constituída pelos municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Nelas, Sever do Vouga e Vagos, que apresenta pelo terceiro ano consecutivo e com o apoio do Turismo de Portugal um programa conjunto e diversificado de atividades, que convida a uma visita e a conhecer as tradições ancestrais ligadas ao ciclo do pão.
Este programa com atividades lúdico pedagógicas destina-se a vários públicos, com incidência para as famílias, contemplando visitas a moinhos com storytelling sobre o funcionamento do engenho e as estórias dos moleiros e/ou herdeiros de horas de moagem, oficinas de confeção do pão, degustações, caminhadas e encenações sobre a temática.
Em Águeda – programa detalhado pode ser consultado em www.cm-agueda.pt – está agendada, no dia 14, uma caminhada ao Moinho do Vale das Senhoras, com partida às 9 horas, do Largo 1.º de Maio, dinamizada pelo Centro Municipal de Marcha e Corrida. Uma vez chegados ao destino, haverá tempo para “Um conto no moinho do Vale das Senhoras”, com “A rã, a fada e o moinho: era uma vez numa aldeia…”.
Em Águeda, poderão ser visitados a moinhola de Macieira (15 e 16 de abril) e o moinho do Vale das Senhoras, em Paradela (14, 15 e 16 de abril). Neste último, está programada uma degustação gastronómica, petiscos tradicionais, confecionados por senhoras da aldeia e ainda a presença de “personalidades” trajadas a rigor, como o moleiro, a mulher do moleiro e outras associadas ao moinho.
O moinho de Macieira de Alcôba e o Centro Interpretativo do Milho Antigo vão disponibilizar, nestes dias, das 9 às 18 horas, uma visita aberta e contextualização histórica.
Para mais informações, os interessados deverão contactar a Divisão de Sustentabilidade, Turismo e Ação Climática da Câmara de Águeda, através do número de telefone 234 180 197 ou do e-mail visitagueda@cm-agueda.pt.
Região unida pelo património molinológico
Refira-se que a Rota dos Moinhos de Portugal, constituída no passado dia 23 de fevereiro, com a assinatura do protocolo intermunicipal, é um projeto que envolve os referidos cinco municípios de duas comunidades intermunicipais (Região de Aveiro e Viseu Dão Lafões) e que contempla, numa primeira fase, um investimento conjunto de 269 mil euros, apoiados pelo Turismo de Portugal.
Pretende trabalhar os moinhos e os elementos a si associados como um produto turístico inclusivo, acessível, único e integrado, que permita aos visitantes uma experiência única, com ações a incidir inicialmente nos cinco municípios fundadores do projeto, mas com a ambição de integrar outros municípios e entidades que a ele queiram aderir, e que têm como objetivo a preservação e a promoção do património molinológico nacional.
Prevê-se capacitar os territórios, unidos pelo seu património molinológico, valorizar as comunidades locais e os seus saberes, procurando atrair, assim, mais fluxos de visitantes numa rota abrangente e aumentar a sua permanência, o número de dormidas e, consequentemente, as receitas dos agentes turísticos, ao mesmo tempo que se preserva um património único e identitário destas comunidades.
Nos municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Nelas, Sever do Vouga e Vagos existem, atualmente, 34 moinhos visitáveis, para os quais estão a ser preparados e estruturados, numa lógica de trabalho em rede, várias medidas, que visam potenciar este património tão singular e com diferentes tipologias em cada um dos concelhos, usando energias limpas e renováveis.
Até ao final de 2024, a Rota dos Moinhos de Portugal vai implementar um conjunto alargado de ações, nomeadamente criar e definir o referencial de qualidade e os critérios para a adesão à Rota dos Moinhos; capacitar os aderentes e agentes económicos; desenvolver e estruturar programas de visitação e experiências; criar a identidade gráfica, materiais comunicacionais e sinalética; e desenvolver ações de promoção e comunicação.