- Início
- Municípios
- Águeda
- Câmara de Águeda distingue os melhores alunos do ano letivo 2021/2022
Câmara de Águeda distingue os melhores alunos do ano letivo 2021/2022
área de conteúdos (não partilhada)Os Prémios Escolares foram entregues a 11 alunos, do 3.º Ciclo e Ensino Secundário, da ESTGA e IEFP
“Tenham sonhos bons, que nos envolvam a todos”, desafiou Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, na entrega dos Prémios Escolares, que distinguiu os melhores alunos do 3.º ciclo e Secundário do ensino regular dos agrupamentos de escolas do concelho, bem como do ensino superior (licenciatura) e formação profissional (cursos IEFP).
Na sua intervenção, enalteceu a performance e bons resultados académicos alcançados, fruto, acredita, da paixão que colocam no que fazem e que é um exemplo para os demais. “Águeda mostra, hoje, convosco, quão rica é. Vocês são os melhores, contamos convosco e nós cá estaremos para vos ajudar a sonhar e a construir esses sonhos”, incentivou.
Na sessão, que decorreu na última semana, no Centro de Artes de Águeda, apelou a que os jovens “olhem à vossa volta e ajudem os outros a serem igualmente bons”, salientando que “sozinhos não conseguimos fazer nada de relevante e duradouro” e que é preciso “este espírito de partilha e de construção pelo bem comum”.
Numa cerimónia simbólica, que contou com alguns momentos culturais proporcionados por alunos e onde marcaram presença, para além dos alunos distinguidos e seus familiares, os dirigentes das instituições educativas, Marlene Gaio, vereadora da Educação, lembrou que estes prémios proporcionam um reconhecimento público pelo “mérito, excelência, dedicação, esforço, trabalho e empenho” dos alunos.
Em dia de celebração, lançou o desafio para que “continuem a ser amigos, filhos, colegas e jovens de excelência e que este prémio vos sirva de alento e alavanca para serem mais, para quererem mais e para perceberem que não há limites para o sucesso, se forem focados e determinados”.
“Toda a comunidade educativa está de parabéns por ter conseguido adaptar-se e reinventar-se na gestão diária das suas escolas e sobretudo porque, ainda assim, conseguiu formar um conjunto considerável de alunos que se destacaram na sua prestação, o que significa que o que está a fazer-se está a fazer-se bem e esse é o caminho”, concluiu Marlene Gaio.
Filipe de Almeida, Presidente da Assembleia Municipal, destacou precisamente a importância da comunidade e da educação familiar para a construção de alunos de excelência. “É tão importante essa base familiar, como a base escolar e o próprio núcleo de amizades que vamos construindo ao longo da vida, que nos vai influenciando e vai formando o nosso sucesso”, frisou.
Refira-se que a atribuição dos Prémios Escolares obedece a dois critérios: o desempenho escolar, resultado da média aritmética das disciplinas, e as competências sociais, designadamente comportamentos exemplares e ações meritórias praticadas na escola e a favor da comunidade.
Os diretores das escolas, do IEFP e da ESTGA agradeceram o reconhecimento que a Câmara de Águeda faz aos melhores alunos, salientando o excelente exemplo e inspiração que estes alunos podem ser para os restantes membros da comunidade estudantil.
Alunos premiados
9.º ano:
Maria João Ferreira Carvalho de Matos – EB Aguada de Cima (Agrup. Escolas Águeda Sul)
Cristiano Miguel Gomes – EB Prof. Artur Nunes Vidal (Agrup. Escolas Águeda Sul)
Bia dos Santos Gomes – EB Valongo do Vouga (Agrup. Escolas Valongo do Vouga)
Sérgio Alexandre Martins Matos (Instituto Duarte de Lemos)
Rita Gomes Belo de Carvalho – Escola Secundária Marques de Castilho
Bianca Filipa Estima de Almeida – Escola Secundária Adolfo Portela
12.º ano:
Ana Maria Miranda Henriques – Escola Secundária Marques de Castilho
Marta Sofia Mira Marvão – Escola Secundária Adolfo Portela
ESTGA:
- Paulo Jorge Lima Branco
IEFP:
- Ricardo Jorge Abrantes Gonçalves
- José Manuel Reis Aidos Fernandes