- Início
- Municípios
- Águeda
- AgitÁgueda: balanço “extremamente positivo”, em forma de obrigado
AgitÁgueda: balanço “extremamente positivo”, em forma de obrigado
área de conteúdos (não partilhada)Evento afirma-se como a grande festa do concelho, atraindo cada vez mais visitantes, de todo o país e estrangeiro
“O que dizer destes 23 dias de pura alegria, agitação, música, arte, cultura, desporto, muita animação e milhares de pessoas nas nossas ruas? Não há festa como esta!”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, sobre o AgitÁgueda, que terminou ontem à noite com um espetáculo de fogo-de-artifício “memorável”.
Em jeito de balanço, salientou o “crescimento notório” do festival, de ano para ano e ao longo dos 23 dias do evento, com milhares de visitantes de várias latitudes, “do nosso país mas também muitos do estrangeiro”. Agradeceu o envolvimento de todos (técnicos municipais, voluntários, artistas, associações, cidadãos e visitantes) para a realização desta festa “incomum, diferente e assumidamente surpreendente”.
“É a cidade colorida e criativa, onde a cada instante e em cada canto somos surpreendidos com um evento, uma expressão artística ou momento de animação. Uma cidade que se transforma num palco gigante onde acontece de tudo”, declarou Jorge Almeida.
Para o Presidente da Câmara de Águeda, “ver a alegria na cara das pessoas”, esta “imagem colorida de gente feliz”, é a maior recompensa e satisfação por todo o investimento do Município faz para a realização do que define como “a festa do concelho de Águeda para o mundo”.
Ao longo de 23 dias de festival, com mais de 50 espetáculos realizados, entre concertos (com grandes nomes do panorama musical nacional, novos talentos e a parceria entre três bandas do concelho e músicos de renome nacional), animação de rua (Carnaval Fora d’Horas, Color Day, Encontro de Estátuas Vivas, entre outros), atividades desportivas e lúdicas, o AgitÁgueda (re)afirmou a sua irreverência e capacidade de continuamente surpreender.
De referir ainda a Feira de Artesanato, as tasquinhas e o espaço infantil do Agita Kids entre as muitas atrações do festival, a que acresce a arte urbana, com novas pinturas que podem ser apreciadas, nomeadamente a pintura anamórfica 3D, na Praça do Município, ou ainda a piscina fluvial, que estará disponível até final de agosto.
Os guarda-chuvas coloridos e demais instalações, com as fotografias que se tornam virais e levam o nome de Águeda a todo o mundo, vão ficar colocados até final de setembro, permitindo que os turistas e visitantes possam conhecer ou rever durante um período mais alargado de tempo.
Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, reiterou o agradecimento pela forma como o festival foi realizado e o envolvimento de toda a cidade, ultrapassando “todos os objetivos” a que se tinha proposto. “O AgitÁgueda é esta forma de estar que tem nos diferenciado, é esta dinâmica irrequieta e este evoluir constante, que torna este evento em muito mais do que um festival”, disse, acrescentando que os concertos, as instalações urbanas e atividades de rua foram elogiados por milhares de visitantes de todo o país e do estrangeiro.
Com fotografias das mais instagramáveis do mundo, Águeda e este evento cativaram a atenção mediática, com reportagens, notícias e divulgações nos meios de comunicação social (locais, regionais, nacionais e internacionais), nomeadamente todos os canais de televisão, promovendo “o nosso território em todo o mundo”.
“Espetacular; foi lindo”, são algumas das expressões dos internautas, muitos dos quais que acompanharam o evento apenas pela Internet. Imigrantes que iam escrevendo frases como “é linda a minha terra” ou “que saudades!”, mas também pessoas que não tendo raízes a Águeda apreciaram à distância o festival.
“Acompanhei do Rio de Janeiro”, afirmava uma das pessoas, logo com outra a dizer que estava a ver a partir do Reino Unido esta que foi definida por alguns como a “cidade da cor do arco-íris”. As redes sociais foram “inundadas” de expressões de satisfação e alegria, dizendo que “foi linda a festa de Águeda”, “lindo mesmo” ou “não há palavras”, com agradecimentos “à organização” e a “todos os envolvidos que fizeram parte destes dias inesquecíveis”.
O festival do próximo ano já tem data marcada. Coloque no calendário: 6 a 28 de julho de 2024.