- Início
- Municípios
- Águeda
- Milhares de pessoas invadem as ruas de Águeda
Milhares de pessoas invadem as ruas de Águeda
área de conteúdos (não partilhada)“Nunca vi nada tão bonito”; “Que ideia maravilhosa”; “Meu Deus, isto é lindo demais”, são algumas das frases traduzidas de estrangeiros que viajaram até Águeda para marcar o início do AgitÁgueda. E o Município vestiu-se de gala para saber receber, dando mil e uma razões para que, quem nos visita, possa, efetivamente, voltar ao longo dos 23 dias de festa.
O AgitÁgueda chegou e, com ele, uma multidão de gente para visitar as ruas com os chapéus e, desse modo, serem surpreendidos de qualquer forma. Desde logo, no sábado (dia 4), para quem visitou as ruas da baixa e o mercado municipal, a surpresa foi total, porque deram de caras com alguns dos concorrentes ao concurso de Homens Estátua que a Câmara Municipal levou a efeito nos primeiros dois dias do evento.
E, de facto, esta iniciativa que levou as pessoas a visitarem a cidade – o concurso ligava a baixa à zona alta da cidade – e a conhecerem um pouco mais de Águeda. E o movimento foi crescendo ao longo dos dois dias, com a cidade e o seu comércio a saber acolher os visitantes.
“Este é o sinal claro de que o AgitÁgueda ultrapassou a barreira de Águeda e de Portugal, como se comprova com um elevado número de estrangeiros nas ruas”, disse o vereador do Turismo, Edson Santos, frisando que “e estamos apenas a falar do início, ainda faltam 21 dias para terminar o evento”
A noite de dia 4 foi, talvez, a que mais pessoas trouxe ao recinto do AgitÁgueda nos 10 anos do evento. Os D.A.M.A souberam retribuir o carinho e deram um espetáculo de grande qualidade, levando ao delírio os milhares de fãs, que se deslocaram de vários pontos do país para os verem ao vivo. A noite continuou com a dupla André Henriques e Filipe Gonçalves, que conquistaram também o público.
“Ando nisto há algum tempo, nunca vi nada igual”, comentou André Henriques, DJ e locutor do “Programa da Manhã” da RFM.
O domingo, para além de ter sido marcado pela primeira prova desportiva do evento (Trichallenge), terminou com mais um grande momento musical de elevada qualidade. A Orquestra Filarmónica 12 de Abril, brilhantemente dirigida pelo maestro Luís Cardoso, juntou todo o saber ao cantor Jorge Palma e daí saiu um concerto de grande nível.
“Não podia ter corrido melhor, foi mesmo muito bom”, gracejou o músico Jorge Palma no final do concerto.
Em suma, o primeiro fim-de-semana do AgitÁgueda mostrou que Águeda está mesmo a agitar o país e que o Município está preparado para receber milhares de pessoas.