- Início
- Municípios
- Águeda
- Águeda está a agitar Portugal
Águeda está a agitar Portugal
área de conteúdos (não partilhada)O AgitÁgueda Art Festival continua a agitar Águeda e o país. A prova disso são os milhares de pessoas que têm visitado o Município, que se revela passagem e paragem obrigatória dos milhares de turistas que estão de visita ao nosso país.
“Aterrei no Porto e perguntei onde era Águeda. E perguntaram-me se ia ver os chapéus”, disse uma cidadã de Pequim, que tinha decidido, no ano passado, vir conhecer a cidade colorida. “Vi fotos numa agência de viagens e na internet, pelo que, desde então, decidi que tinha de vir a Águeda”.
Esta cidadã chinesa vinha com um grupo de 10 amigos, que ficaram maravilhados com o cenário. “Dá vontade de subir até eles”, disse uma outra cidadã, esta de origem alemã, também de visita a Portugal, mas “com dois dias tirados à praia para visitar a cidade, a única que colocámos no nosso roteiro”.
O AgitÁgueda e o Município, de facto, estão cada vez mais na rota turística europeia e o evento há muito que ultrapassou a escala regional e nacional. “É o resultado de um trabalho de dez anos que se começa agora a fazer sentir de uma forma muito positiva em toda a cidade. Temos o comércio aberto, aproveitando bem o movimento de um número nunca antes visto de visitantes a Águeda. Sente-se nas gentes de Águeda um orgulho por serem parte deste projeto”, referiu Edson Santos, vereador do Turismo da Câmara Municipal de Águeda.
A semana foi recheada com concertos todos os dias e com as tasquinhas das associações a não terem mãos a medir para o serviço de refeições. “Tudo isto movimenta e é cada vez melhor estar aqui, Águeda é uma cidade obrigatória de visita”, referia António Farias dos Santos, presidente do Centro Social de Agadão, instituição que se estreou no AgitÁgueda este ano.
Bandas do Concurso de Talentos do AgitÁgueda, o FESTIM e a Banda RED preencheram os dias de concertos, até que na sexta-feira, dia 10, o palco do AgitÁgueda recebeu os Like Us, boysband juvenil, e a cantora Carolina Deslandes, que ficou impressionada, naquele que considerou o seu “primeiro grande concerto, nunca pensei ver tanta gente, estou tão feliz que, por mim, cantava aqui todos os dias”.
O sábado trouxe, talvez, uma das maiores enchentes de sempre do AgitÁgueda. Paulo Gonzo cantou e encantou, também ele se deixou embalar pelo grande público que encheu o Largo 1º de Maio.
Neste último fim-de-semana, registo para a realização, em Águeda, das 1ªs Jornadas Europeias de Turismo, que trouxe ao Município cerca de uma centena de participantes, a maior parte muito interessados no projeto do AgitÁgueda.
No final, ficou a certeza de que o Município tem ainda muito por explorar no que à vertente turística diz respeito.
Durante a tarde de domingo, realizou-se a mega aula de zumba, com a participação de mais de três centenas de pessoas. Seguiu-se o concerto íntimo de Mikkel Solnado, que teve como convidada Joana Alegre, filha do aguedense Manuel Alegre. Esta iniciativa encheu por completo a rua José Maria Veloso, num momento único e de grande qualidade musical.
DESPORTO TAMBÉM NO AGITÁGUEDA
O fim-de-semana foi também marcado pelo desporto. De 10 a 12, o Ginásio Clube de Águeda levou a efeito o 1º Torneio Internacional Adolfo Roque. Mais de 400 atletas praticaram basquetebol durante três dias, levando a que o pavilhão do GICA estivesse repleto todos os dias, em mais uma grande manifestação desportiva no município.
No dia 12, assinalou-se o regresso da Maratona Vale do Vouga em BTT (depois de dois anos sem ser realizada), que trouxe ao concelho cerca de oito centenas de betetistas. Uma prova bem organizada, que motivou o pedido dos atletas para que se repita no próximo ano.
Consulte o programa para os próximos dias no site do evento em www.agitagueda.com
Fotos: Mário Abreu_Créditos Obrigatórios