- Início
- Municípios
- Águeda
- Obra de Bordallo II atrai muitos visitantes
Obra de Bordallo II atrai muitos visitantes
área de conteúdos (não partilhada)Durante alguns dias, a Praça do Município mais pareceu um “depósito de lixo”. No entanto todos os materiais existentes tinham um objetivo delineado: a obra de arte urbana de Bordallo II.
O artista Bordalo II - Bordalo Segundo ocupou a Praça do Município de Águeda com a reutilização de sucatas e outros desperdícios, dando corpo a mais uma das suas obras, tendo-se inspirado numa Salamandra pela sua característica estética de cores fortes e apelativas.
Esta obra distingue-se, de outras do autor, por estar pousada no chão e não ter como suporte uma parede. O corpo da peça é composto por três veículos automóveis, vários pneus e vasilhas plásticas. Claro está tudo lixo, que o artista reutilizou transformando. O background faz lembrar um pequeno charco.
“Esta peça faz parte de uma série de trabalhos que tem como nome “Big Trash Animals”, com o objetivo de criar arte com animais da natureza, utilizando materiais que a vão destruindo todos os dias”, disse Bordallo II, acrescentando que “os primeiros dias aqui não foram fáceis, porque as pessoas pensavam que era uma sucata que estávamos a montar, mas, hoje, com a peça concluída, já mudaram de opinião”.
Segundo o artista, “este foi um desafio diferente, com uma peça grande que vai ficar aqui durante alguns meses, para que todos a possam visitar”.
Para o vereador do Turismo, Edson Santos, “a Salamandra é uma grande peça de arte, num investimento que estamos a fazer para colocar Águeda nos roteiros de arte urbana, procurando com isso atrair até nós os públicos que procuram cada vez mais este tipo de expressão artística”.
“O feedback que este trabalho está a ter em algumas das principais publicações e blogs de arte urbana levam-nos a crer que esta peça será visitada por muitos turistas que estarão no nosso país a gozarem as suas férias”, concluiu o autarca.