- Início
- Municípios
- Águeda
- Ciclo do Milho termina com Escarpelada em Macieira de Alcôba
Ciclo do Milho termina com Escarpelada em Macieira de Alcôba
área de conteúdos (não partilhada)O ciclo do milho é um projeto levado a cabo pela Câmara Municipal de Águeda, Junta de Freguesia do Préstimo e Macieira de Alcôba e o Instituto Duarte Lemos (IDL). Terminou no passado domingo (dia 27), com a escarpelada típica, numa das eiras existentes em Macieira de Alcoba, numa iniciativa inserida nas comemorações do Dia Mundial do Turismo.
O município de Águeda é o promotor do projeto Macieira de Alcôba – Aldeia Pedagógica do Milho Antigo. Este projeto, desenvolvido em parceira com a Junta de Freguesia do Préstimo e Macieira de Alcôba, trouxe uma nova vida a esta pequena aldeia do concelho, ajudando a preservar, valorizar e promover o seu património cultural e natural. Entre outras iniciativas e, em parceria com o IDL, os habitantes de Macieira de Alcôba passam aos mais novos conhecimentos acerca do cultivo da terra, e do milho “antigo” em particular. Este projeto foi lançado pela autarquia e abraçado, desde o início, pela Junta de Freguesia e pelo IDL. Os alunos, alguns pela primeira vez, aprenderam a lavrar a terra, semearam, mondaram e sacharam o milho, tendo como epílogo de todo o trabalho o “escarpelar” que se realizou este domingo. Foi um momento único, uma vez que os jovens estudantes, famílias, professores e turistas juntaram-se aos cidadãos de Macieira de Alcôba que, num ambiente de festa, cantaram e escarpelaram a colheita, conforme a tradição.
“Sempre foi este o nosso objetivo, desde que a Câmara Municipal nos lançou o desafio, trazer gente a visitar a aldeia e a participar ativamente nas suas atividades”, disse o presidente da Junta de Freguesia, Pedro Vidal.
O coordenador do projeto no IDL, Rui Mota, não escondeu a satisfação pelo momento protagonizado pelos alunos em plena eira. “Queríamos que os jovens entrassem neste contexto de escarpelada, mas, acima de tudo, que envolvesse também os encarregados de educação, algo que, afinal, estamos a ver aqui hoje, uma vez que os pais vieram acompanhar os filhos nesta última fase do projeto”, disse, acrescentando que “acabámos de ser desafiados pela Câmara Municipal para darmos continuidade a este projeto e, como é óbvio, estamos recetivos a aceitar”.
Segundo o vereador do turismo da Câmara Municipal de Águeda, “o grande objetivo deste projeto foi conseguido, que passava por uma aproximação dos jovens a Macieira de Alcôba e penso que isso foi alcançado com grande êxito, como se viu pela adesão à iniciativa. Uma excelente ação para assinalar o Dia Mundial do Turismo”.
O autarca agradeceu “a todos quantos estiveram envolvidos no projeto e penso que, pelo que vimos em Macieira de Alcôba, tem condições para continuar”.
A tarde foi animada pelo grupo de cantares de Macieira de Alcôba e pelo Grupo Folclórico e Etnográfico de Recardães, que protagonizou quase uma hora de atuação animada, com interação com o público, com este a não se fazer rogado e a entrar nas danças, num momento de convívio cultural, acompanhado por um lanche típico, como há muito não se via em Macieira de Alcôba.