- Início
- Municípios
- Águeda
- Município de Águeda promove Oficina de Dados Abertos
Município de Águeda promove Oficina de Dados Abertos
área de conteúdos (não partilhada)Nos dias 30 e 31 de outubro, nas instalações da Câmara Municipal de Águeda, realiza-se uma Oficina de Dados Abertos, destinada a todos os interessados na temática, tais como comunidades tecnológicas, informáticos, geógrafos, web designers e de comunicação, jornalistas, estatísticos, analistas de dados, programadores, professores, estudantes, empresas e cidadãos, entre outros, nomeadamente técnicos da administração pública, central ou local. A inscrição é gratuita, mas obrigatória.
A fim de permitir uma maior flexibilidade e poder criativo, os trabalhos seguem o modelo de trabalhos de grupo em oficina para a solução de problemas, não tendo por isso um programa rígido com as atividades a iniciarem-se no dia 30 de outubro, 6.ª feira, pelas 9:30, com encerramento previsto pelas 17:00 de sábado, 31 de outubro.
O motor da inovação dos nossos dias é o conhecimento. Os dados abertos são a chave para sustentar esse conhecimento, potenciado uma nova dinâmica na administração pública, nas empresas e do cidadão.
Recursos que eram repetidamente canalizados para procurar, comprar, tratar e consolidar dados podem agora potenciar trabalhos bem mais interessantes.
Esta oficina começa por discutir a importância, a qualidade e a comunicação dos dados abertos disponibilizados pela Administração Pública, em particular pela Câmara Municipal de Águeda, com um espaço reservado à apresentação de boas práticas já existentes.
Para além desta discussão, esta oficina serve para pôr em prática algumas questões relacionadas com os dados abertos, sob dois pontos de vista: da administração que prepara e disponibiliza dados; das empresas e do cidadão que querem tirar partido dos dados.
Pretende-se que os participantes da administração local possam experimentar:
* preparar e pôr em funcionamento uma plataforma de dados abertos (CKAN);
* catalogar e carregar dados no CKAN;
* Importar e exportar dados para o OpenStreetMap;
* preparar e pôr em funcionamento uma plataforma de participação cívica (eu participo).
Pretende-se que os participantes das empresas e o cidadão em geral possam desenvolver:
* o acesso aos dados (para descarregar ou para acesso direto através de uma API);
* o desenvolvimento de visualizações rápidas (infografias);
* o desenvolvimento de estórias (com dados e com mapas);
* o desenvolvimento de mapas.
Os participantes serão divididos por grupos de trabalho, focados numa das áreas enumeradas ou em alternativa podem propor um novo tema.
Concurso
Os três melhores trabalhos serão premiados por um júri a nomear.
Os prémios serão oferecidos pelos patrocinadores do evento.