- Início
- Municípios
- Águeda
- Município de Águeda partilha experiências no âmbito das Smart Cities
Município de Águeda partilha experiências no âmbito das Smart Cities
área de conteúdos (não partilhada)O Município de Águeda acolheu na passada sexta-feira, dia 23 de outubro, uma comitiva brasileira com representantes das cidades de Vitória, Porto Alegre, Natal, Belo Horizonte, Recife, Anápolis, Belém e Joinville, que participou no ICT 2015 Networking Session - Human Smart Cities Network, que decorreu no dia 21 de outubro, no Centro de Congressos de Lisboa, para conhecer in loco as experiências da autarquia.
A comitiva brasileira das cidades que integram a Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas foi recebida nos Paços do Concelho pelo Presidente da Câmara Municipal, Gil Nadais, que deu a conhecer os projetos que a autarquia desenvolve no âmbito dasSmart Cities, nomeadamente ao nível da gestão da iluminação pública. Contactaram com a Associação LLL- Lighting Living Lab e visitaram empresas para conhecer as suas soluções inteligentes.
A referida rede tem como objetivo partilhar estratégias eficazes de smart cites, tendo em consideração os diferentes contextos culturais, económicos e geográficos, materializadas na Plataforma FIWARE – Myn.
A metodologia Living Lab é utilizada para atrair e envolver as cidades que integram a Plataforma Myn, de modo a incentivar os seus representantes a conhecê-las fisicamente, descobrir desejos comuns, interesses e necessidades (WIN metodologia). Design thinking é utilizado para apoiar a co-design e co-criação de soluções, uma vez que permitem diálogo e comunicação. Gamification é usado para estimular e sustentar a motivação dos cidadãos para participarem de forma contínua na criação de uma Human Smart City.
Gil Nadais, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, referiu na sessão de boas vindas “que Águeda é hoje uma referência nacional na área da modernização administrativa, da sustentabilidade e eficiência energética e também quer sê-lo ao nível das smart cities”. Contudo, considera que “Águeda tem muito que a aprender com outras cidades, pelo que sempre demonstrou interesse e disponibilidade na partilha de experiências”.
Recorde-se que o Presidente da Autarquia foi um dos oradores convidados do ICT 2015 Networking Session - Human Smart Cities Network, que decorreu a 21 de outubro, no Centro de Congressos de Lisboa, onde apresentou o projeto “Águeda is a Smart City”.
Após à visita à autarquia, a comitiva visitou as empresas Lightenjin e Globaltronic..
Comitiva Brasileira
O grupo brasileiro era constituído pelas seguintes personalidades: André Gomyde (Presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas e Chefe da Missão), Fabricio Tosta (Vice-presidente de Desenvolvimento Económico da Companhia de Desenvolvimento da Cidade de Vitória), Fabrizio Ribeiro (Secretário de Ciência e Tecnologia da Cidade de Anápolis), Fernanda Bermudez (Secretária de Ciência e Tecnologia da Cidade de Porto Alegre), Irani Santos (Diretora de Desenvolvimento Socioeconómico Secretaria Municipal de Planejamento e Representante da Cidade de Natal), Thais Batista (Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Representante da Cidade de Natal), Frederico Lopes (Professor Instituto Metrópole Digital (IMD) e Representante da Cidade de Natal), Lauro Nogueira (Presidente da Companhia de Tecnologia da Cidade de Belo Horizonte), Paulo Miotta (Gerente da Frente Nacional de Prefeitos), Roseana Faneco (Secretária de Desenvolvimento Econômico da Cidade de Recife), José Régis Júnior (Presidente da CINBESA e Representante da Cidade de Belém) e Udo Dohler (Prefeito da Cidade de Joinville).