- Início
- Municípios
- Águeda
- Noite das Sextas Culturais esgota lotação do Cine-Teatro
Noite das Sextas Culturais esgota lotação do Cine-Teatro
área de conteúdos (não partilhada)"As mentiras que os homens contam", com encenação de Margem Narrativa, e as interpretações de Almeno Gonçalves, Joaquim Nicolau, Fernando Ferrão e António Melo, subiu ao palco do cine-teatro S. Pedro. Foi a proposta da autarquia aguedense para o espetáculo de Dezembro das Sextas Culturais.
Todos sabemos que o universo masculino é repleto de mentiras. O que desconhecemos é que mentir é uma questão de sobrevivência. Os homens não mentem às mulheres mas sim, pelas mulheres. Tudo pela harmonia no lar, pelo status social, por fantásticas noites com amigos, pelos jogos de futebol e tantas outras razões inerentes à virilidade.
Para provar que esta teoria não é mentira, Luís Fernando Veríssimo escreveu "fantásticas crónicas" nas quais ironiza, de forma sarcástica, estes temas. E foi assim que, na noite de sexta-feira, dia 11 de dezembro, em mais uma noite de Sextas Culturais, ficámos a conhecer a história de Jorge e Carla, um casal "que vive os problemas e as alegrias de qualquer relacionamento, num meio social comum para a maioria das pessoas, com amigos 'sacanas', algumas amantes, onde as personagens se colocam em situações embaraçosas por mentiras inocentes".
Encenado pela Margem Narrativa, "As Mentiras Que os Homens Contam" apresentou uma galeria de personagens "capazes de qualquer engano para preservar a própria pele. Mas serão todos incorrigíveis mentirosos ou simples inventores de histórias?"
A interpretação de Almeno Gonçalves, Joaquim Nicolau, Fernando Ferrão e António Melo levou o público ao rubro, fazendo com que os atores abandonassem o palco ovacionados pela qualidade demonstrada em cena.
Nesta peça, os atores têm a particularidade de estarem sempre em palco e acabam por também se “desmanchar” a rir, quando os seus companheiros estão em cena. “Isso nota-se porque nunca saímos de palco”, disse Joaquim Nicolau, frisando que “a peça é muito divertida e, como é óbvio, também nos divertimos, numa interação clara com o público, que o leva a estar de olho em nós sem qualquer distração”.
António Melo não escondeu a satisfação por ver casa cheia. “Sabe, estamos habituados a ser muito bem recebidos pelo público de Águeda, mas, sinceramente, nenhum de nós estava à espera de ter a lotação esgotada”, disse, numa opinião que foi coadjuvada por Fernando Ferrão.
No final, pela qualidade demonstrada no palco, os atores foram ovacionados, de pé, pelo público presente. Uma nota final para registar a adesão de muito público não residente em Águeda. “É sinal que Águeda tem ofertas culturais que outras cidades não conseguem ter”, disse António Melo, que prometeu voltar à cidade com outra peça.
A próxima Sexta Cultural realiza-se a 8 de janeiro, às 22 horas, e terá a interpretação da cantora Márcia.
As Mentiras que os Homens Contam_créditos obrigatórios Mário Abreu