- Início
- Municípios
- Águeda
- Município de Águeda é membro fundador da Associação Caminhos de Fátima
Município de Águeda é membro fundador da Associação Caminhos de Fátima
área de conteúdos (não partilhada)O Município de Águeda esteve presente, como um dos concelhos fundadores, na escritura pública da Associação Caminhos de Fátima, assinada sexta-feira, dia 12 de fevereiro. Edson Santos, vereador do Turismo, representou a Câmara Municipal de Águeda.
Após a formalização da Associação Caminhos de Fátima realizou-se a primeira Assembleia Geral e a consequente eleição dos órgãos diretivos.
O incremento da segurança e melhoria das condições de fruição turística e cultural de todos aqueles que, anualmente e aos milhares, percorrem a pé os caminhos até à Cova da Iria, é o objectivo desta Associação, que pretende ainda fomentar e defender os tradicionais Caminhos de Fátima, em todas as suas dimensões, ajudar o Peregrino e defender e promoção do património cultural dos Caminhos de Fátima.
A pouco mais de ano e meio de se assinalar os 100 anos das Aparições e com a visita prevista do Papa Francisco ao Santuário em maio de 2017, a Associação Caminhos de Fátima pretende estruturar, tornar mais seguro, certificar, interpretar e gerir todas as etapas deste percurso cultural e religioso.
A primeira etapa já estudada - e que ligará Porto a Fátima, numa distância de 212 quilómetros -, é percorrida por 80% dos peregrinos/caminhantes que chegam ao Santuário. O estudo efectuado permitiu estabilizar um itinerário alternativo que se desenrola em 96% da sua distância fora das Estradas Nacionais (N1), com apenas um acréscimo de 8% na distância total do percurso.
Este traçado identificado, testado e consensualizado pelos 14 Municípios que integram a Associação Caminhos de Fátima permite: recuperar calçadas romanas; atravessar vales agrícolas; aproveitar canais ferroviários desativados ou a desativar; incorporar margens ribeirinhas; integrar caminhos rurais e atravessar povoados, com uma clara vantagem para o espírito da peregrinação ou da caminhada.
São 14 Municípios os membros fundadores, mas a associação está aberta a todas as participações privadas e públicas, singulares ou coletivas.
Os Programas Operacionais do Norte e do Centro, conscientes da importância e do alcance do Projeto, tomaram a iniciativa de propor à Comissão Interministerial de Coordenação a abertura de um Convite, dirigido aos 14 Municípios abrangidos pelo itinerário a implementar, ou à Associação que para o efeito constituam, no valor de 3.500.000 euros o que viabilizará intervenções com um investimento superior a 4.000.000 euros.