- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Sete é o número mágico para o projeto Pontes Sonoras
Sete é o número mágico para o projeto Pontes Sonoras
área de conteúdos (não partilhada)A edição de 2022 do projeto artístico de inclusão social Pontes Sonoras vai ser apresentada no Cineteatro Alba na noite de 3 de dezembro, pelas 21h30. A acompanhar os utentes da APPACDM de Albergaria-a-Velha vão estar elementos da comunidade, totalizando cerca de 50 pessoas em palco.
O número sete é o fio condutor do espetáculo e vai abordar, de forma criativa e com o recurso a diferentes artes performativas, como este número está presente de tantas formas nas nossas vidas, que nem damos conta. A “banda sonora” reúne um conjunto de músicas portuguesas bem conhecidas – “Sete Mares”, da Sétima Legião; “Pica do Sete”, de António Zambujo”, entre outras – que convidam o público a cantar em coro com os “artistas” em palco. O “Sete” é um espetáculo que começa no mar e acaba no amor mas, mais importante do que a encenação artística, é a alegria que os utentes da APPACDM retiram da partilha com o público.
O projeto Pontes Sonoras promove o desenvolvimento de diferentes competências nos utentes da APPACDM, nomeadamente o aumento da concentração, o controlo dos momentos de silêncio, a coordenação motora e o trabalho em equipa. Os espetáculos anuais – somente interrompidos no período da pandemia - têm sido apresentados em vários espaços culturais da região, destacando-se as presenças na Casa da Música do Porto, no Centro de Artes e Espetáculos de Sever do Vouga e no Quartel das Artes, em Oliveira do Bairro.
O Pontes Sonoras é uma das faces mais visíveis do programa Incluir+, uma iniciativa do Município de Albergaria-a-Velha que visa promover a inclusão social da população com deficiência. No âmbito do programa, criado em 2014, a autarquia promove, de forma regular, sessões de expressão musical, atividade física adaptada e leitura encenada junto dos utentes da APPACDM.
Os bilhetes parra o espetáculo “Sete” têm o preço único de 5 euros.