- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Albergue de Peregrinos Rainha D. Teresa recebeu cerca de 700 peregrinos em 2022
Albergue de Peregrinos Rainha D. Teresa recebeu cerca de 700 peregrinos em 2022
área de conteúdos (não partilhada)Após o encerramento entre 2020-2021 devido à pandemia Covid-19, o Albergue de Peregrinos Rainha D. Teresa reabriu portas a 1 de março de 2022. Nos nove meses em que esteve aberto, recebeu 696 peregrinos, um número em linha com a média registada nos anos pré-pandémicos.
O Albergue recebeu, este ano, peregrinos de 42 nacionalidades, sendo que 542 rumavam a Santiago de Compostela e 154 a Fátima. Em termos de meios de locomoção, 577 percorriam o caminho a pé, 111 de bicicleta, 7 em carro de apoio e registou-se, ainda, 1 peregrino com mobilidade condicionada (cadeira de rodas).
O Albergue de Peregrinos Rainha D. Teresa está encerrado no período de inverno, de 1 de dezembro 2022 a 28 de fevereiro 2023. O Município aconselha os peregrinos a procurarem hospedagem alternativa em Albergaria-a-Velha e a contactarem o Serviço de Turismo (turismo@cm-albergaria.pt) para obter informações relativamente a alojamento, ou a consultarem a página de Internet.
O Município de Albergaria-a-Velha visa dinamizar e promover os Caminhos de Santiago e o Caminho de Fátima, defender e transmitir o espírito da Peregrinação Jacobeia, nas suas componentes histórica, cultural e prática, informar e apoiar o Peregrino Jacobeu e promover/desenvolver a Hospitalidade no Caminho.
O Albergue de Peregrinos Rainha D. Teresa, além de ser um espaço para pernoitar, tem sido também um local de encontro para a partilha de experiências, com a apresentação de livros e a promoção de tertúlias. Neste caso, é possível destacar a realização, em 2022, do ciclo “ A Inspirar Caminhos”, conversas informais que abordaram temas tão diversos como a experiência de ser albergueiro/hospitaleiro, a preparação física e material para a peregrinação ou as vivências diversificadas e únicas em cada um dos Caminhos até Santiago de Compostela. Simone Poujade, Pedro Gil de Vasconcelos, Vasco Curado, Joaquim Donário e Vítor Carvalho foram os oradores convidados que passaram pelo Albergue de Peregrinos Rainha D. Teresa.