- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Vencedores do Concurso criAtiva Escrita revelados no aniversário da Biblioteca Municipal
Vencedores do Concurso criAtiva Escrita revelados no aniversário da Biblioteca Municipal
área de conteúdos (não partilhada)Turma 2 da Escola Básica de Albergaria-a-Nova, Mariana Terra e Mário Rui Pereira, no género lírico, Afonso Abranches Cabral e Benilde Gaião, no género narrativo, foram os vencedores da oitava edição do Concurso criAtiva Escrita. Os nomes foram revelados na noite de 21 de junho, no âmbito das comemorações do 11.º aniversário da Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha.
A avaliação dos textos a concurso foi da responsabilidade de um júri constituído pelas docentes Clélia Tavares, Isabel Santos e Lídia Peralta, com os vencedores a receberem, como prémio, um cheque-prenda no valor de 150 euros para comprar livros numa das papelarias do Concelho. Este ano, a comunidade foi convidada a escrever sobre “Liberdade”, um tema que, segundo Catarina Mendes, Vereadora da Educação, permitiu “lembrar que Portugal e o Povo Português renasceu há 50 anos com a Revolução dos Cravos, no dia 25 de Abril de 1974”. Salienta-se que todos os participantes, além do certificado, receberam uma entrada, para duas pessoas, numa sessão de cinema à escolha no Cineteatro Alba.
Em noite de aniversário, decorreu ainda o tradicional Sarau Poético, que prestou homenagem a Luís de Camões nos 500 anos do seu nascimento. Poemas escritos pelo poeta, mas também sobre o poeta, foram apresentados por vários grupos locais – Culturalb, Art´J, Educalba e o projeto “Em Roda do Conto, do Programa Idade Maior – perante uma plateia que encheu o espaço de leitura da Biblioteca Municipal. Já na manhã de sábado, as famílias puderam usufruir de uma sessão de contos especial com Inácia Cruz, que dramatizou, com a ajuda do público, a história da passagem de um regime ditatorial para a Democracia, um assunto sério, mas com muitas gargalhadas e boa disposição à mistura.
Inaugurado a 22 de junho de 2013, a Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha é o equipamento mais visitado do Concelho, com uma média superior a 30 mil entradas por ano, referiu Delfim Bismarck, Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal. “Localizado num dos edifícios mais prestigiantes e bonitos da cidade, é motivo de curiosidade dos muitos que por cá passam”. Catarina Mendes, por seu lado, destacou a oferta diversificada de atividades para diferentes públicos, “um trabalho extraordinário no desenvolvimento sociocultural, facilitando o acesso ao conhecimento a todos quantos a procuram, quer sejam munícipes, ou não”.