- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Município apresenta programa museológico do futuro Museu de Albergaria-a-Velha
Município apresenta programa museológico do futuro Museu de Albergaria-a-Velha
área de conteúdos (não partilhada)MAV – Museu de Albergaria-a-Velha é o nome do novo equipamento cultural que o Município de Albergaria-a-Velha pretende criar no Concelho. O programa museológico, fruto de um trabalho de investigação de cerca de três anos, foi apresentado no sábado, 6 de julho, na Biblioteca Municipal.
O MAV – Museu de Albergaria-a-Velha pretende ser um equipamento municipal pluridisciplinar, inovador e inclusivo, com o objetivo estratégico de ter relevância no panorama museológico português e, quiçá, internacional. O programa teve como base quatro estudos efetuados pelos investigadores e académicos Jorge Custódio, Maria da Luz Sampaio, Deolinda Folgado e Susana Pacheco.
“Que realidade temos em Albergaria-a-Velha para fazer algo que vá ao encontro das expetativas da população?” foi a questão inicial que os quatro investigadores colocaram para definir a ideia e o programa museológico, tendo em conta o diagnóstico socioeconómico, ambiental e cultural, bem como o diagnóstico das coleções, temáticas e recursos museológicos existentes.
O MAV pretende ser um museu para manter a memória, as tradições e a cultura do território, para que sejam transmitidas às novas gerações. Deverá ser um espaço agregador e de partilha de conhecimentos das associações, onde todas as freguesias estão presentes e se integram as tradições religiosas, o património arqueológico, molinológico e industrial, o património natural, o Caminho de Santiago e os próprios sítios turísticos.
Na análise das coleções temáticas e recursos existentes, Albergaria-a-Velha possui, em coleções públicas, privadas e associativas, diversos objetos, instrumentos, fundos documentais e fotográficos com os quais é possível criar uma narrativa em que a comunidade se veja representada. As palavras-chave a ter em conta são “Cultura”, “Património”, Memória” e “Turismo”, integrando-as nos modelos atuais de museologia contemporânea, onde dominam a comunicação, a narrativa, os cenários, o espetáculo e a exposição como tradução de um museu centrado nos públicos.
Com o programa museológico definido, o Município aguarda a abertura de candidaturas a projetos de financiamento na área da Cultura para começar a conceber o espaço físico do MAV, que será uma âncora cívica e cultural para Albergaria-a-Velha.