- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Arte e saúde na Branca
Arte e saúde na Branca
área de conteúdos (não partilhada)Está patente, até 30 de dezembro, a exposição “Admirável” na sede da UCSP - Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados da Branca. A mostra tem a coordenação da Associação Quinta das Relvas, em parceria com o Município e a UCSP da Branca.
“Admirável” é a primeira exposição no âmbito do CURARTE – Arte e Saúde em Espaço Público, apresentando obras de André Vaz, Andrea Paz, Beatriz Neto, Flor de Ceres, Letícia Costelha e Mariana Malheiro, com curadoria de Beatriz Manteigas. Os trabalhos são o resultado de residências artísticas que tiveram lugar na Vila da Branca, por coordenação da Associação Quinta das Relvas, e que partilham um mesmo ponto de partida: a investigação teórico-prática e in loco do território, cultura, estórias, História e gentes locais.
O termo “admirável” é aqui triplamente útil. Primeiramente, as obras aqui reunidas tornam visível, isto é, admirável, aquilo que nos esquecemos de ver, mas que entre pequenas cúpulas de bolotas, milheirais, pedras, hábitos, cheiros e caminhos que já não se encontram, foram motivação para os artistas que sedentamente aqui abriram os olhos; segundo, dessa disponibilidade para ver gera-se uma tradução generosamente oferecida pelos autores das obras apresentadas, também elas admiráveis, não só pelas suas qualidades estéticas mas pela sua latente capacidade comunicativa; por fim, assume-se a referência à obra de Aldous Huxley – “Admirável Mundo Novo” - ainda que não partilhando a sua abordagem distópica sobre problemáticas a resolver. São estes outros tempos, que pedem outras abordagens, e se a distopia se marca por oposição ao que de facto queremos, que seja este antes um Novo Mundo conforme queremos, e de que esta exposição é exemplo.
CURARTE – Arte e Saúde em Espaço Público é um projeto em artes visuais com programação regular pensada para a UCSP da Branca, com um dedicado programa educativo adaptado a diferentes públicos. O objetivo principal é fomentar o acesso da comunidade local a esta área artística de forma acessível, inclusiva e participativa.
As exposições apresentadas no âmbito do CURARTE visam promover diálogos em torno da ideia da arte como catalisador para a cura, ambas entendidas de forma abrangente, extravasando os limites do campo visual e os limites entre autor, observador, cuidador e paciente. Afinal, também curar em arte é a ação de criar relações, de polinizar a cultura, de mapear o que nos é dado para abrir novos caminhos e traçar futuro.