- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- “Fuzzy Sonatas” no Cineteatro Alba
“Fuzzy Sonatas” no Cineteatro Alba
área de conteúdos (não partilhada)Na próxima Noite DeCA – Universidade de Aveiro, a ter lugar no Espaço Café-Concerto do Cineteatro Alba na quinta-feira, 7 de novembro, o saxofonista João Luís apresenta “Fuzzy Sonatas”. O início é às 22h00, com entrada livre.
Através de três sonatas que revelam, entre si, um choque de estilos musicais, João Luís pretende ilustrar uma vasta versatilidade performativa e estilística do saxofone, demonstrando ainda as diferentes sonoridades deste instrumento. Ao incluir obras de géneros completamente distintos, a audiência entra em contacto com música não só nova ou menos abordada dentro do repertório tradicional do saxofone, mas também variada entre si.
O programa começa com “Fuzzy Bird Sonata”, de Takashi Yoshimatsu, uma obra japonesa na qual o compositor quer expressar todos os comportamentos e cantos de um pássaro. Na “Sonata for Oboe and Piano in D major” de Camille Saint – Säens, passa-se para uma interpretação mais clássica e, a finalizar, “Hot-Sonate”, de Erwin Schulfoff, a entrar numa abordagem mais jazzística.
João Luís nasceu em 2000 e é um dos jovens destaques da geração mais recente de saxofone em Portugal. Após a conclusão da Licenciatura em Música e o Mestrado em Ensino de Música na classe do ilustre saxofonista e pedagogo Fernando Ramos, na Universidade de Aveiro, encontra-se, atualmente, no último ano do Mestrado de Performance em Música, no Royal Northern College of Music, em Manchester, sob a orientação do renomado saxofonista inglês Rob Buckland.
Durante o seu percurso musical, João Luís tem sido aclamado em diversos concursos. Foi galardoado com o 3.º lugar na edição de 2023 do Prémio de Interpretação Frederico de Freitas/UA. Apresenta-se regularmente com grupos de música de câmara, em concertos a solo ou com piano e também com a Banda Sinfónica Transmonta, do qual é um dos integrantes principais do naipe de saxofones.