- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Cineteatro Alba recebeu conferência sobre fundos europeus
Cineteatro Alba recebeu conferência sobre fundos europeus
área de conteúdos (não partilhada)O Cineteatro Alba recebeu, na manhã de 9 de dezembro, a conferência “Os Fundos Europeus não são invisíveis: impacto no desenvolvimento da Região Centro”, promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro).
Nesta conferência - que contou com a presença do Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis - foram apresentados os resultados e os impactos da aplicação dos fundos da União Europeia na Região Centro nos últimos 10 anos, bem como os principais desafios do futuro da política de coesão.
No âmbito do Programa Centro 2020, foram aprovadas 8477 operações, sendo 3465 projetos empresariais e 1544 projetos municipais, totalizando cerca de 4 mil milhões de investimento. Na área empresarial, apostou-se no apoio a empresas e start-ups, na criação de infraestruturas científicas e tecnológicas, na promoção de projetos de investigação e desenvolvimento (I&D), bem como na formação, educação e requalificação profissional. Já em termos municipais, foram apoiados projetos nas áreas da educação, ação social, saúde, habitação, património cultural, reabilitação urbana e eficiência energética.
Em Albergaria-a-Velha, no âmbito do Centro 2020, o Município obteve financiamento europeu para projetos de grande importância para o desenvolvimento local, sendo possível destacar o Mercado Municipal – A Praça, a ampliação da Zona Industrial de Albergaria-a-Velha, a requalificação da Escola Básica da Avenida, a criação do Centro Municipal de Proteção Civil, a requalificação da Piscina Municipal de Albergaria-a-Velha ou as obras de requalificação da Escola Secundária.
“Os fundos europeus são um dos instrumentos mais significativos e impactantes na promoção da coesão territorial, na democratização da qualidade de vida e na consolidação da cidadania europeia”, frisou António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal. O autarca salientou que os resultados da última década de aplicação dos fundos de coesão são inegáveis e permitem olhar para o futuro com esperança. “Os projetos aproximam os cidadãos da visão de uma Europa solidária, inclusiva e sustentável, plena de oportunidades para todos, independente do contexto social ou geográfico de cada um, fortalecendo o sentimento de pertença”.
À tarde, decorreu ainda a reunião da Comité de Acompanhamento Centro 2030, na empresa Durit.