- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Grupo Local URBACT analisa boas práticas educacionais a implementar no próximo ano letivo
Grupo Local URBACT analisa boas práticas educacionais a implementar no próximo ano letivo
área de conteúdos (não partilhada)Não obstante os constrangimentos levantados pela pandemia do Covid-19 e do encerramento das escolas, o Grupo Local URBACT continua a trabalhar, em modo virtual, sendo que no passado dia 29 de abril decorreu a primeira reunião virtualmente com todos os parceiros, para definir a adaptação e implementação de boas práticas na Educação no âmbito do projeto europeu ONBOARD.
Tendo em conta a situação de exceção que se vive em todo o mundo, o secretariado do URBACT decidiu prorrogar o fim do projeto para 30 de junho de 2021, possibilitando mais seis meses para a concretização das ações.
Para o próximo ano letivo, o Grupo Local URBACT está a analisar a melhor forma de adaptar para a realidade Albergariense o projeto-piloto Brain Gym, desenvolvido pelo parceiro europeu de Halmstad nas escolas suecas. Tendo constatado que muitas crianças e jovens sofrem de stress, que afeta as suas capacidades de aprendizagem, o Brain Gym propõe estratégias sustentáveis para o bem-estar e o desenvolvimento do conhecimento na escola, que também possam ser usadas em outros contextos e mais tarde na vida. Essas estratégias envolvem áreas tão diversas como a alimentação, o exercício físico, as práticas de sono, o pensamento positivo ou as relações interpessoais.
Quanto à adaptação da Rede de Inovação Educacional de Viladecans (Espanha) a Albergaria-a-Velha, o Grupo Local URBACT decidiu criar a comunidade criativa "Tribo Informal da Educação". O objetivo é inovar nas práticas educativas através da colaboração de diversas partes envolvidas, como a família, empreendedores, empresas, instituições de ensino superior ou organizações de desenvolvimento local e regional.
O projeto ONBOARD visa contribuir, através da sua rede local de parceiros, para a atualização do processo educativo, de forma a dotar os jovens com as ferramentas e competências que venham ao encontro das novas exigências sociais e do mercado de trabalho. As cidades europeias envolvidas no projeto são Albergaria-a-Velha, Viladecans (Espanha), Nantes (França), Tallin (Estónia), Halmstad (Suécia) e Poznan (Polónia).