- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Albergaria-a-Velha implementa projeto de programação e robótica para estudantes do 1.º ao 3.º Ciclo
Albergaria-a-Velha implementa projeto de programação e robótica para estudantes do 1.º ao 3.º Ciclo
área de conteúdos (não partilhada)No âmbito do instrumento de financiamento Parcerias para o Impacto, o Município de Albergaria-a-Velha vai implementar projetos de promoção da robótica e do pensamento computacional no 1.º, 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico da rede pública e privada do Concelho. O orçamento global do projeto, com a duração de três anos, é de 184 521,50 euros. O Município, como investidor social, participa com uma verba de 55 168,25 euros.
As linhas orientadoras do projeto visam fomentar o interesse das crianças e jovens pela ciência e tecnologia com o recurso a metodologias diversificadas. Nas turmas do 4.º ano do 1.º Ciclo, vão ser desenvolvidas sessões Scratch4all, uma linguagem de programação especialmente concebida para os mais novos, que fomenta a aprendizagem de conceitos matemáticos e computacionais através da criação de histórias animadas, jogos e outros programas interativos. As aulas serão desenvolvidas por uma profissional da área, contratada especificamente para o projeto.
Nas turmas do 2.º e 3.º Ciclo dos Agrupamentos de Escolas de Albergaria-a-Velha, Branca e Colégio de Albergaria, vão ser criados Laboratórios de Programação e Robótica, onde os alunos e as alunas terão a oportunidade de realizar as suas próprias experiências, explorando as potencialidades de áreas tão diversas como as tecnologias de informação, comunicação e eletrónica.
Durante os três anos, a Câmara Municipal vai promover a articulação com as empresas do Concelho por forma a garantir a integração do tecido empresarial como padrinhos das turmas e laboratórios, em coresponsabilização com a Autarquia, que permita a continuidade e sustentabilidade futura do projeto.
O Parcerias para o Impacto tem como objetivo financiar a criação, desenvolvimento ou crescimento de projetos de inovação social, em formato de cofinanciamento com investidores sociais, estimulando a filantropia de impacto e contribuindo para um modelo de financiamento mais estável, eficaz e duradouro. No caso do projeto de Albergaria-a-Velha, os promotores são o CASPAE- Centro de Apoio Social e a Inova-Ria – Associação de Empresas para uma Rede de Inovação em Aveiro.