- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Mochila com bolsa que regula temperatura da comida vence Concurso de Ideias de Negócio
Mochila com bolsa que regula temperatura da comida vence Concurso de Ideias de Negócio
área de conteúdos (não partilhada)O projeto TemPack, que consiste numa mochila com bolsa que permite conservar a temperatura da comida em qualquer viagem, foi o projeto vencedor da 6.ª edição do Concurso de Ideias de Negócio do Município de Albergaria-a-Velha. Ideal para quem aderiu à tendência das marmitas, este projeto foi desenvolvido pelos alunos Tomás Ferreira, Francisco Tavares e Hugo Pereira da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha.
Para o segundo lugar, o júri escolheu Umbrella Dry, um secador de guarda-chuvas que evita os pingos no chão, idealizado pelas alunas Joana Silva e Diana Lemos. Já na terceira posição, ficou o projeto Elevação Segura, que consiste num sistema de segurança para elevadores de oficinas de automóveis, desenvolvido pelos alunos Pedro Simões, Leonardo Vidal e André Alves.
Na sessão final do concurso, que decorreu online esta tarde, o Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, felicitou a capacidade de adaptação de todos os intervenientes no concurso – estudantes, docentes, membros do júri, colaboradoras do Município – que, apesar das contingências que vivemos, demonstraram que este projeto é válido e que deveria manter-se. O autarca também destacou a qualidade das ideias que têm sido apresentadas ao longo dos anos, que são um espelho das capacidades que se vão desenvolvendo nos alunos e nas alunas e que lhes vão ser úteis para enfrentar os grandes desafios da vida.
A Vereadora da Educação, Catarina Mendes, destacou igualmente o espírito empreendedor que se está a incutir com este concurso e apelou aos jovens para colocarem as suas ideias ao serviço dos outros, de darem o seu contributo para o crescimento e desenvolvimento da sua comunidade.
Na edição de 2020 do Concurso de Ideias de Negócio, foram apresentadas 48 candidaturas elaboradas por 107 estudantes do Ensino Secundário e Profissional, com a colaboração de 12 docentes. Desde a sua primeira edição no ano letivo 2014/2015, passaram pelo concurso 221 projetos concebidos por 601 estudantes, o que vem comprovar que a atitude empreendedora é já uma característica bem presente nos jovens Albergarienses.
Para a final de hoje, foram selecionados 11 projetos, que o júri avaliou tendo em conta os critérios: inovação da ideia; exequibilidade da ideia; qualidade da apresentação; desenvolvimento da ideia (maturação do projeto); e impacto do projeto para a região. O júri desta edição foi constituído por José Gomes, do IEFP, José Valente, da SEMA, Eva Andrade, da uacoopera, Miguel Gonçalves, da GestEntrepreneur, Nuno Ferreira, da ANJE, Paulo Marques, da Inova-Ria, e Susana Carvalho, da AIDA.
Os alunos e as alunas dos três melhores projetos vão receber um voucher de compras para utilizar nas lojas de informática e eletrónica de Albergaria-a-Velha. Os valores dos vouchers são os seguintes: 1.º Prémio – 200 euros por estudante; 2.º Prémio – 100 euros por estudante¸ e 3.º Prémio – 50 euros por estudante. Aos elementos de todas as equipas participantes, o Município de Albergaria-a-Velha vai oferecer um certificado de participação e um voucher prenda com duas entradas para um espetáculo no Cineteatro Alba.