- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Município de Albergaria-a-Velha investe na Valorização Turística da Pateira de Frossos
Município de Albergaria-a-Velha investe na Valorização Turística da Pateira de Frossos
área de conteúdos (não partilhada)Localizada a Sudoeste do Concelho de Albergaria-a-Velha, a Pateira de Frossos representa um valioso recurso turístico que apresenta uma inigualável biodiversidade. Facto que advém de se inserir no importante sistema lagunar da Ria de Aveiro, traduzindo-se na complexidade geográfica e hidrográfica da sua rede intricada de canais.
Com uma paisagem única, de elevada importância como habitat de aves migratórias, a Pateira de Frossos destaca-se pela sua grande diversidade e valor ecológico, que urge proteger, divulgar e preservar. Neste sentido, o Município de Albergaria-a-Velha está a implementar dois projetos que a valorizam.
No âmbito do orçamento participativo foi implementado o projeto "Valorização turística e educativa da Pateira de Frossos" que incluiu a marcação de trilhos pedestres e cicláveis; levantamento científico da fauna e flora presentes, com vista ao desenvolvimento de material informativo e educativo; Realização e colocação de painéis informativos e dinamização de atividades de interpretação da natureza; Instalação de um observatório de aves; Aquisição de material ótico (binóculos e telescópios) para observação de aves. O conjunto das ações propostas terá claros impactos no bem-estar das populações residentes e visitantes, no seu sentimento de identidade e pertença local, e na sua educação ambiental. O investimento associado a este projeto será no valor de 29.500,00 euros.
Paralelamente, o projeto de “Valorização e dinamização da Pateira de Frossos para o turismo sustentável”, financiado pelo PDR2020 - Renovação de Aldeias, pretende igualmente potenciar a memória e o património local, cultural, paisagístico e ambiental aí presentes.
A estratégia de valorização passa pela construção de um posto de observação de aves, requalificação da antiga Casa do Professor, que será um Centro de Interpretação Ambiental, e a construção de um Charco, na Pateira, para a vida selvagem, permitindo a criação e preservação da fauna e flora locais, reforçando a multiplicidade da oferta e apostando na manutenção dos equipamentos públicos existentes, cujo investimento total associado a este projeto é no valor de 195.164,65 euros.
Com a instalação destes dois postos de observação, serão iniciadas ações de promoção através de visitas ao local e integração nos PR – Trilho da Pateira de Frossos – percursos pedestres, integrado na via ciclável Angeja – Frossos, com clara valorização do ponto de vista do turismo de natureza, atraindo visitantes e resultando numa favorável dinamização da economia local."