- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Albergaria-a-Velha tem mais dois percursos pedestres homologados
Albergaria-a-Velha tem mais dois percursos pedestres homologados
área de conteúdos (não partilhada)Depois do Trilho do Linho e do Trilho dos Três Rios (este recentemente requalificado) na área mais serrana do Concelho, o Município de Albergaria-a-Velha tem dois novos percursos pedestres homologados, desta vez, na zona ribeirinha do Rio Vouga. Ambos os trajetos são circulares.
O Trilho das Cegonhas tem uma distância de 23 km, com início no Parque do Areal, na freguesia de Angeja. O percurso atravessa o centro desta Vila e entra de seguida em pleno Baixo Vouga Lagunar. Aqui, os terrenos são circundados por esteios em que se encontram a água doce e salgada, caraterizando assim uma paisagem única, onde podemos observar diversos tipos de flora e fauna, onde a espécie mais predominante é a cegonha. Podemos também apreciar a paisagem “Bocage” que se carateriza por um mosaico de campos agrícolas em retalhos delimitados por sebes vivas e por valas de água criadas pelo homem, permitindo escoar a água em excesso no inverno e no verão reter a água. Nos campos de caraterísticas minifundiárias pasta o gado bovino autóctone da região, a raça denominada marinhoa (que pela sua força foi utilizado na lavoura e nas lides da arte xávega).
O percurso pode ser dividido em duas partes: na primeira parte do percurso podemos observar o mosaico rural composto pelo “Bocage”, arrozais e pastagens onde as cegonhas nidificam; e na segunda parte, é possível observar os sistemas húmidos dos quais fazem parte os sapais, os caniçais e os juncais, onde as diversas espécies de aves existentes nesta zona do Baixo Vouga Lagunar se alimentam. Este percurso tem ligação ao percurso de Fermelã integrado na Bioria, no Município de Estarreja.
O Trilho da Pateira de Frossos tem a distância de 8,15 km e começa também no Parque do Areal. Permite uma visita à Pateira de Frossos, zona palustre de antigos arrozais que constitui um complexo mosaico agrícola, apresentando uma fauna e flora extremamente diversificada e que se reflete no elevado número de espécies de aves e pequenos mamíferos que utilizam sobretudo as sebes. O percurso é muito fácil, sem grandes desníveis de altitude.
Deixando o Parque do Areal para trás, o caminho segue até ao Parque Boca do Carreiro, em Frossos. Aqui existe a possibilidade de ir a Frossos, antiga sede de Julgado e de Concelho. Retomando o percurso pedestre no ponto anterior segue-se por caminhos agrícolas até ao Rio Vouga. O regresso à Angeja e ao parque do Areal é feito por trilhos e caminhos agrícolas nas margens do Rio Vouga.