- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Holanda e Portugal encontram-se no Maat Saxophone Quartet
Holanda e Portugal encontram-se no Maat Saxophone Quartet
área de conteúdos (não partilhada)O próximo café-concerto do ciclo Às Quintas do Cineteatro Alba propõe uma fusão das culturas portuguesa e holandesa no Dia Mundial da Música. O Maat Saxophone Quartet sobe ao palco a 1 de outubro, pelas 22h00, num espetáculo de entrada gratuita, mas de lotação limitada.
Maat Saxophone Quartet é um quarteto de saxofones 100% português, fundado e sediado em Amesterdão, na Holanda. Vencedor do “Prémio Jovens Músicos”, o mais prestigiado concurso de música clássica em Portugal, na categoria de música de câmara em 2018, este ensemble junta quatro músicos do mesmo país e nasce da paixão pela música de câmara.
Daniel Ferreira (saxofone soprano), Catarina Gomes (saxofone alto), Pedro Silva (saxofone tenor) e Mafalda Oliveira (saxofone barítono) estudam no Conservatório de Amsterdão, numa das mais prestigiadas classes de saxofone do mundo, e trabalham regularmente com Arno Bornkamp e Willem van Merwijk, tendo também já trabalhado com Ties Mellema, Lars Niederstrasser, Nuno Pinto, Ricardo Silva e António José Pereira.
Em 2018 foram um dos finalistas no concurso “Willem Twee Chamber Music Competition”, no Willem Twee Concertzaal em -s’Hertogenbosch, assim como no concurso Grachtenfestival na Holanda. Venceram ainda o primeiro prémio no Concurso Nacional de Música de Câmara de Vila Verde.
Maat Saxophone Quartet trabalha regularmente com novos e jovens compositores, promovendo o desenvolvimento de repertório para este tipo de formação. A sua ambição é promover a música portuguesa, de excelente qualidade, e de trazer consigo a boa música encontrada na Holanda, fazendo desta maneira uma “ponte” cultural.