- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Projetos Albergarienses na área da Educação são adaptados em duas cidades europeias
Projetos Albergarienses na área da Educação são adaptados em duas cidades europeias
área de conteúdos (não partilhada)Os projetos Clube dos Sentimentos, do Colégio de Albergaria, e PiGO, do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, vão ser transferidos e adaptados para as cidades de Nantes, em França, e Poznan, na Polónia, respetivamente. O anúncio foi feito no V encontro transnacional do projeto europeu Urbact - ON BOARD, que decorreu em formato online, a partir de Poznan.
O projeto Clube dos Sentimentos, desenvolvido junto das crianças do 1.º Ciclo e seus pais, visa promover a (re)aprendizagem das emoções, dos sentimentos e pensamentos de forma a ajudar os mais novos a compreenderem as razões que os levaram a ter determinados comportamentos. Já o PiGO, dirigido à comunidade em geral, consiste numa série de apresentações de ideias, conceitos, valores e oportunidades inovadoras que visam criar atitudes empreendedoras e um espírito colaborativo e de networking entre a comunidade educativa, organizações e empresas locais.
Para Catarina Mendes, Vereadora da Educação, “a transferência de boas práticas entre as cidades que fazem parte desta rede de Inovação em Educação é uma oportunidade de acrescentarmos e reformularmos o trabalho em prol da educação, envolvendo os parceiros locais (Uract Local Group), fortalecendo o papel de cada um na transformação que é necessário operar para melhorar o desempenho das nossas crianças e alunos, ao nível dos resultados escolares e da sua forma de estar em sociedade. É muito estimulante sermos reconhecidos pelos parceiros de outras cidades, é importante para as nossas escolas a valorização dos seus projetos além-fronteiras.”
O V encontro transnacional teve como principal objetivo discutir a importância da envolvência dos alunos, como membros ativos da Rede de Inovação Educacional, bem como a envolvência da família na rede.
ON BOARD é uma das 23 redes de transferência aprovadas e financiadas pelo programa europeu Urbact, que promove a aprendizagem e troca de experiências na promoção do desenvolvimento urbano sustentável e integrado. O projeto visa criar uma Rede de Inovação Educacional nas seis cidades parceiras – Albergaria-a-Velha (Portugal), Viladecans (Espanha), Nantes (França), Tallinn (Estónia), Halmstad (Suécia) e Poznan (Polónia).