- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Programa Municipal de Desfibrilhação Automática Externa
Programa Municipal de Desfibrilhação Automática Externa
área de conteúdos (não partilhada)No âmbito do Programa Municipal de Desfibrilhador Automático Externo (DAE) do Município de Albergaria-a-Velha, que visa instalar de forma gradual em todos os equipamentos do município um DAE, foi emitido o certificado do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que autoriza a colocação dos primeiros 8 DAE nos equipamentos municipais, num total de 16 equipamentos adquiridos. Este programa teve um investimento por parte da autarquia no valor de 20 000 euros.
Para a concretização deste programa, e para assegurar a presença de um mínimo de operadores DAE nos equipamentos municipais, foram formados aos longo dos últimos meses 62 colaboradores do Município de Albergaria-a-Velha, bem como, elementos de Associações Culturais e Desportivas do Concelho que utilizam os equipamentos municipais. Serão ainda formados 30 novos operacionais e licenciados mais equipamentos municipais.
A par desta formação diferenciada, todos os colaboradores do município irão participar numa ação de formação promovida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, sobre Suporte Básico de Vida (SBV), permitindo às vítimas ganhar tempo até a chegada de um DAE.
Implementar um Programa de Desfibrilhação Automática Externa (PDAE) é assumir um compromisso para salvar vidas. Aumenta a probabilidade de sobrevivência e salvaguarda a qualidade de vida das pessoas que possam sofrer uma paragem cardiorrespiratória.