- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Nova campanha de combate ao desperdício alimentar
Nova campanha de combate ao desperdício alimentar
área de conteúdos (não partilhada)O Município de Albergaria-a-Velha vai promover uma nova campanha de combate ao desperdício alimentar, desta vez, centrada no aproveitamento da denominada “fruta feia”, que aparentemente não é apelativa para o consumo, mas que pode ser utilizada de outras formas. A campanha tem início na manhã de 27 de novembro no Mercado Municipal “A Praça” e integra o programa de atividades da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.
No Mercado Municipal vão ser colocados vários cestos, onde os operadores podem colocar, no final do dia, a fruta que sobrou e que não possui as características adequadas para uma venda posterior (estar um pouco “tocada”, por exemplo), mas que ainda tem qualidade para ser consumida ou transformada noutros produtos. A Autarquia recolhe a fruta, acondiciona-a e entrega-a nas IPSS do Concelho, que a aproveitam para a confeção de compotas, saladas de fruta e outras sobremesas.
Além dos operadores do Mercado Municipal, os munícipes, que tenham árvores de fruto nos seus quintais, também podem participar, entregando o excesso produzido, e não consumido, no serviço de segurança do Mercado Municipal. A fruta entregue também será encaminhada para as instituições locais.
Em Portugal, cada pessoa desperdiça cerca de 100 quilos de alimentos por ano, o que representa aproximadamente 17% de todos os alimentos produzidos para consumo humano no país. Salienta-se que 45% do desperdício diz respeito a frutas e hortaliças.
O desperdício alimentar convoca questões ambientais, económicas, sociais e éticas. Estima-se que toda a comida que acaba no lixo daria para alimentar as 870 milhões de pessoas ao redor do mundo que passam fome todos os dias. Desperdiçar alimentos é desperdiçar trabalho, água, energia, combustível e outros recursos.
A página de Internet do Município disponibiliza informação útil e prática para combater o desperdício alimentar aqui.