- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Município aumenta apoio financeiro às IPSS
Município aumenta apoio financeiro às IPSS
área de conteúdos (não partilhada)No âmbito do Programa de Apoio às Instituições de Solidariedade Social (PAIPSS), que visa reforçar e capacitar as instituições no desenvolvimento dos seus planos de ação e projetos, o Município de Albergaria-a-Velha atribuiu, ontem, o apoio financeiro anual a 13 IPSS do Concelho, com respostas sociais nas áreas da infância, terceira idade e deficiência, no valor total de 139 250 euros.
Tendo em conta as dificuldades que muitas instituições atravessam para responderem às necessidades específicas de diferentes faixas da população, a Câmara Municipal decidiu aumentar o limite máximo de apoio, passando de 12 500 euros para 15 000 euros, mantendo-se o apoio mínimo em 3000 euros.
A definição do valor a atribuir a cada uma das IPSS tem por base critérios que incluem: o número e tipo de respostas sociais que desenvolvem com acordos de cooperação com a Segurança Social; o número de utentes; a área geográfica de intervenção; a participação nas iniciativas da Rede Social; a participação no Núcleo Executivo do Conselho Local de Ação Social; a participação no grupo de trabalho da Rede Social; e os Acordos de Cooperação celebrados com a Autarquia, nomeadamente, no que se refere ao fornecimento de refeições escolares. Neste último ponto, salienta-se que as IPSS que fornecem refeições escolares têm uma majoração no valor do subsídio de acordo com o número de refeições fornecidas.
Para o Município, as Instituições Particulares de Solidariedade Social são fundamentais no atendimento às necessidades dos cidadãos, garantindo respostas sociais imediatas, próximas, eficazes e adequadas no Concelho. As IPSS asseguram o apoio social a famílias, crianças, jovens e idosos ao nível da integração social e comunitária, assegurando a prestação de bens, serviços e atuando numa lógica de proximidade na cobertura das necessidades fundamentais do tecido social.