- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Uma viagem pela História da Música com Enrike Solinís Duo
Uma viagem pela História da Música com Enrike Solinís Duo
área de conteúdos (não partilhada)Da Idade Média à Idade Moderna, passando pelo Barroco, o Enrike Solinís Duo vai fazer um périplo pela História da Música que acompanhou várias danças ao longo dos séculos. O café-concerto do Cineteatro Alba, inserido no ciclo OuTonalidades, vai ter lugar a 10 de fevereiro, pelas 22h00 e é de entrada gratuita, mediante levantamento do ingresso.
O basco Enrike Solinís é um dos guitarristas mais criativos e versáteis da sua geração, sempre em busca de novas histórias, novos desafios e ideias. Acompanhado por Miren Zeberio no violino barroco e rabel, o artista vai revelar as músicas que deram origem a passos de dança que ainda hoje prevalecem. São Danças do Renascimento e do Barroco, interpretadas por instrumentos históricos - alaúde, violão barroco, cavaquinho – e sobre os quais grandes virtuosos escreveram belas variações. São Danças tradicionais, muitas vezes sem autoria definida, mas que sobreviveram até hoje.
Do repertório destacam-se as composições “Danse Reial” e “Estapie Reial 5” do século XIII, retiradas do cancioneiro “Le Manuscrit du Roi”, o maior testemunho da música medieval europeia. Do início do período Barroco, o público poderá escutar “Capona” e “La Kaspberger”, de Giovanni Girolamo Kapsperger, um virtuoso intérprete e compositor austríaco-italiano, entre outras obras, algumas anónimas.
As reservas de lugar para o café-concerto de Enrike Solinís Duo podem ser efetuadas para reservas.ctalba@cm-albergaria.pt.