- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Estudantes Albergarienses celebraram a leitura no Concurso criAtiva
Estudantes Albergarienses celebraram a leitura no Concurso criAtiva
área de conteúdos (não partilhada)Margarida Ferreira (1.º CEB – Agrupamento de Escolas de Branca), Guilherme Valdez (2.º CEB - Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha), Gustavo Amorim (3.º CEB - Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha) e Sara Assis (Ensino Secundário – Colégio de Albergaria) são os vencedores da 6.ª edição do “criAtiva LEITURA”, cuja prova espetáculo decorreu no Cineteatro Alba na tarde de 19 de fevereiro.
Os quatro estudantes vão representar o Município no Concurso Intermunicipal de Leitura, promovido pela RBCIRA – Rede de Bibliotecas Municipais da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, a decorrer em Estarreja no dia 23 de abril.
“Pelo 6.º ano consecutivo, Albergaria-a-Velha orgulha-se de celebrar a leitura; somos, de ano para ano, um município e uma rede de bibliotecas a ler mais”, frisou Catarina Mendes, Vereadora da Educação, na abertura do evento. Após a Fase Escolas, que contou com 217 participantes, estiveram em prova, no sábado, um total de 28 estudantes do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, do Agrupamento de Escolas de Branca, da art’J – Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra e, pela primeira vez, do Colégio de Albergaria, estando assim todas as escolas do Município representadas.
As obras selecionadas para a Fase Municipal do concurso foram “Todos os escritores do mundo têm piolhos na cabeça”, de José Luís Peixoto (1.º CEB); “A chuva pasmada”, de Mia Couto (2.º CEB); “Uma escuridão bonita”, de Ondajki (3.º CEB); e “Matteo perdeu o emprego”, de Gonçalo M. Tavares (Ensino Secundário). Na prova, os estudantes tiveram de realizar uma leitura expressiva de um excerto da obra lida e responder, de forma crítica, a uma pergunta colocada pelo júri. Este ano, os membros do júri foram Lurdes Carvalhais (Responsável pela Biblioteca Municipal de Vagos), Margarida Janeiro (antiga professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha) e Sónia Almeida (Chefe de Divisão de Educação e Ação Social da Câmara Municipal).
Além dos quatro estudantes que vão representar o Município no Concurso Intermunicipal de Leitura, a Rede de Bibliotecas de Albergaria-a-Velha premiou ainda os estudantes que ficaram em 2.º e 3.º lugar em cada ciclo de ensino. Os distinguidos receberam cheques-prenda em livros para utilizarem nas papelarias/livrarias do Concelho.
Ao longo da tarde, foram apresentados, em formato vídeo, vários momentos culturais proporcionados pelos alunos das diferentes escolas. A apresentação da Prova Espetáculo “criAtiva LEITURA” esteve a cargo de seis alunos da art´J.