- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Artes, Educação e Bibliotecas em destaque no Encontro Para Além de Princesas e Dragões
Artes, Educação e Bibliotecas em destaque no Encontro Para Além de Princesas e Dragões
área de conteúdos (não partilhada)A oitava edição do Encontro “Para Além de Princesas e Dragões” arrancou na sexta-feira, este ano, sobre a temática “As Artes, a Aprendizagem Criativa e a Biblioteca”. No evento, em formato híbrido – presencial e online – estão inscritos cerca de 120 pessoas, numa organização do Município de Albergaria-a-Velha e Rede de Bibliotecas de Albergaria-a-Velha, em articulação com a Coordenação Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares.
Na abertura do evento, Catarina Mendes, Vereadora da Educação, realçou a importância do “Para Além de Princesas e Dragões” que, desde 2013, “intenta na promoção da discussão/reflexão e da partilha de experiências no âmbito do desenvolvimento de competências literácitas, na promoção da leitura e da escrita e respetiva mediação, assentes num processo de aprendizagem criativa, com foco nas várias áreas de competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, nomeadamente naquelas que pretendem desenvolver o espírito crítico e criativo, bem como, a sensibilidade estética e artística”.
Mais arte, mais criatividade, mais qualidade de vida. Ao longo dos dois painéis, que decorreram no Cineteatro Alba (com transmissão online), vários especialistas das áreas da Cultura e Educação partilharam pontos de vista sobre a importância das diferentes expressões artísticas – Cinema, Teatro, Música, Literatura, Artes Plásticas - na aprendizagem formal e informal de crianças e jovens.
Num país em que os resultados de um estudo sobre as práticas culturais não são animadores, realçando ainda mais as desigualdades sociais, defendeu-se o processo criativo como motor de transformação e de construção de sentido, com os estudantes a apresentarem-se como criadores e não meros espetadores. Arte e Cultura geram empatia e coesão social, sendo possível revelar o potencial artístico de cada jovem, independentemente das suas condições socioeconómicas. Com mais participação e envolvimento na comunidade através das expressões artísticas, promove-se ainda o bem-estar, a saúde mental e uma cidadania mais ativa.
Além dos vários planos existentes para promover as Artes e a Cultura desde cedo – o Plano Nacional das Artes, o Plano Nacional de Cinema ou o Plano Nacional de Leitura – foram partilhados vários projetos artísticos, implementados em diferentes ciclos de ensino, e que estão a gerar bons resultados, como a “Fábrica de Histórias”, o Movimento 14-20 a Ler” ou o “ProjetaME – Caixa de Imagens do Mundo”.
No sábado, o dia foi preenchido com seis oficinas práticas em formato presencial – “Cinema Mobile”; “Roteiros digitais: ler o mundo com ferramentas Google e a Web 2.0”; “Inspir(ações) com folhas”; “Leitura de corpo inteiro”; “A arte de gostar de ler”; e “Com princesas e dragões, soluções educativas para a descriminação social”. Nos próximos dias 25 e 26 terão lugar as oficinas em formato online.
O Encontro “Para Além de Princesas e Dragões” contou ainda, no primeiro fim de semana com dois momentos culturais. Na sexta à noite, contaram-se histórias “A Duas Vozes”, com Luís Carmelo e Cristina Taquelim. Já no sábado, houve contos e marionetas com “Rodorín”.