- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Novo ciclo de programação do Cineteatro Alba
Novo ciclo de programação do Cineteatro Alba
área de conteúdos (não partilhada)A oitava edição do Risorius – Festival de Humor e Arte de Albergaria-a-Velha marca o arranque de um novo ciclo de programação no Cineteatro Alba. Nos dias 31 de março, 1, 2, 7, 8, 9 e 10 de abril, vão passar por Albergaria-a-Velha grandes nomes do humor e stand-up comedy nacional, destacando-se a apresentação de dois programas icónicos da televisão a partir do palco do Cineteatro Alba – “Levanta-te e ri” (9 de abril) e “Isto é gozar com quem trabalha” (10 de abril). Nesta edição, salienta-se ainda as “l Jornadas de Saúde: Medicina e Humor” (2 de abril), com um leque variado de convidados: Carlos Fiolhais, Eduardo Sá, Gonçalo M. Tavares, Júlio Magalhães ou Samuel Úria, entre outros.
Outro aguardado regresso à principal sala de espetáculos de Albergaria-a-Velha é o Ciclo do Fado. A 12 de maio, pelas 22h00, há Fado de Lisboa com Adriana Paquete e António Laranjeira. No sábado à noite, dia 14, será a vez de Sara Correia, considerada o “Furacão do Fado”, subir ao palco para apresentar o disco “Do Coração”, que foi nomeado para o mais importante prémio de música internacional - os Grammy Latinos. O Ciclo do Fado continua a 19 de maio com o IN.DIA Duo Guitar, uma nova abordagem à canção tradicional portuguesa com influências do subcontinente indiano. Já no dia 21, o ator Virgílio Castelo conta a história do amor mais profundo, mais estranho e mais secreto que alguém teve com Amália Rodrigues na peça de teatro “O Homem da Amália”. Este ano, refira-se que o Ciclo do Fado sai pelas portas do Cineteatro Alba e apresenta uma extensão no Mercado Municipal – A Praça na noite de 13 de maio, com o Fado de Coimbra a animar este equipamento no centro da cidade.
Na Música, vários estilos vão passar pelo Cineteatro Alba nos próximo meses. No dia 3 de abril, pelas 17h00, tem lugar o tradicional Concerto de Família, com a Orquestra Filarmonia das Beiras, em que a história do “Gato das Botas” é a base da obra musical a apresentar. Continuando na música clássica, a 16 de abril, a Camerata Antonio Soler presta homenagem a Antonio Vivaldi nos 280 anos da sua morte no Concerto de Páscoa.
A encerrar o mês de abril, na noite de 23, The Black Mamba trazem o blues, o soul e o funk à Sala Principal, sem esquecer a música “Love is on my side”, que venceu o Festival da Canção em 2020.
A 16 de junho, inserido no ciclo Às Quintas, o duo portuense Shange + St. James Park apresenta a sua parceria criativa entre mundos distintos da música eletrónica e experimental. Na noite seguinte, o espetáculo musical “Mais Alto” vai apresentar, às “crianças da Democracia", a música como expressão de ideias ou sentimentos.
A edição de 2022 do Festim – Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo vai também passar pelo Cineteatro Alba a 8 de julho. A proposta é Mario Lucio & Os Kriols, de Cabo Verde, com os seus ritmos serenos, repletos de morabeza e sodade, imagens maiores do fenómeno de crioulização.
Na área da Dança e inserido no ciclo Às Quintas, o projeto Palcos Instáveis apresenta “It´s a Long Yesterday”, um exercício sobre o desejo, a fratura e a multiplicação. É na noite de 21 de abril, pelas 22h00. “Triplo”, pela Companhia Kale, sobe ao palco da Sala Principal, por sua vez, a 28 de maio. O espetáculo é fruto de uma parceria transfronteiriça entre Portugal, Espanha e França.
Acompanhe as novidades da programação do Cineteatro Alba aqui ou na página de Facebook do equipamento cultural.