- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Estudantes conhecem obras literárias através do teatro
Estudantes conhecem obras literárias através do teatro
área de conteúdos (não partilhada)Com a apresentação da peça “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente, o Município de Albergaria-a-Velha deu hoje início ao “Raízes de Leitura”, um projeto de promoção da leitura inserido na Agenda Municipal da Educação. A peça, dirigida aos estudantes do 9.º ano, subiu ao palco do Cineteatro Alba, numa produção do Teatro do Bairro.
“Raízes de Leitura” apresenta encenações de obras de leitura obrigatória do 5.º, 6.º e 9.º ano, permitindo uma abordagem alternativa que facilite a assimilação do texto e torne o estudo mais apelativo. Além de motivar os estudantes para a leitura, a ida ao teatro também promove o gosto pelas artes de palco, contribuindo para a criação de hábitos culturais nas camadas mais jovens da população.
Além de “Auto da Barca do Inferno”, o Município tem agendada a apresentação de “Os Piratas”, de Manuel António Pina (6.º ano) e “O Príncipe Nabo”, de Ilse Losa (5.º ano) nos dias 24 e 31 de maio, respetivamente. Ao todo, esta iniciativa vai envolver 840 estudantes de todo o Concelho.
O “Raízes de Leitura” vem dar continuidade ao “Sementes de Leitura”, dirigida aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e que promove a leitura autónoma, lançando a semente para a descoberta dos livros com o recurso à encenação, à música ou a outras ferramentas criativas. A atividade é realizada em contexto de sala de aula por uma equipa do Serviço de Aprendizagem Criativa do Município e, este ano, foram escolhidas as seguintes obras: “Corre, corre, cabacinha”, de Alice Vieira (1.º ano), “A girafa que comia estrelas”, de José Eduardo Agualusa (2.º ano), “ O fato novo do sultão”, de Guerra Junqueiro (3.º ano) e “A princesa e a ervilha”, de Hans Christian Andersen (4.º ano).