- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Albergaria-a-Velha volta a ser a capital do pão
Albergaria-a-Velha volta a ser a capital do pão
área de conteúdos (não partilhada)O Festival Pão de Portugal regressa com mais de 70 variedades para degustar, showcooking, animação musical, entre outras atividades.
A Quinta da Boa Vista/Torreão recebe a nona edição do Festival Pão de Portugal nos dias 3, 4 e 5 de junho, numa organização do Município de Albergaria-a-Velha. No espaço de venda, os visitantes podem experimentar e comprar variedades de pão de todo o País, bem como os melhores complementos para acompanhar. Há ainda uma área de restauração para degustar pratos em que o pão é o ingrediente principal e a “padaria” do festival, com confeção ao vivo.
A tradição do fabrico de pão em Albergaria-a-Velha é centenária e é, ainda hoje, uma área de grande expressão no Concelho. Não existindo na região somente o pão tradicional, tendo a produção e o seu progresso estado sempre presentes no quotidiano da população, fazer deste local a Capital do Pão revelou-se uma escolha natural e fundamentada para o Executivo Municipal – quer pelos séculos de História, quer pelos mais de 350 moinhos referenciados nas várias freguesias e que tornam Albergaria-a-Velha no concelho da Europa com mais moinhos de água. Ao longo das várias edições, uma média de 30 mil pessoas têm passado, todos os anos, pelo Festival Pão de Portugal.
Além das atrações fixas do festival – o espaço de venda, restauração e padaria – os visitantes podem contar com um programa de atividades recreativas, culturais e desportivas, para todas as idades, ao longo dos três dias. As sessões de showcooking têm sido uma das atividades mais concorridas ao longo das várias edições do festival. Este ano, os chefs convidados já confirmados são Hélio Loureiro e Emídio Concha de Almeida, havendo ainda a participação da “Tertúlia dos Temperos”. Para quem gosta mesmo de “meter as mãos na massa”, vai haver oficinas de confeção de pão na zona de padaria, a laborar todos os dias.
Em termos de animação musical, destacam-se os concertos das noites de sexta e sábado, pelas 22h00, com Siricaia e Nuno Lanhoso, respetivamente. Este último é antecedido por um DJ Set. No fim de semana, há ainda Live Act Sets durante a tarde, na área lounge, com Gabriel Neves (sábado), Pascoal Pires e César Oliveira (domingo).
A animação musical com nomes locais faz sempre parte do programa e, este ano, o público pode contar com o Coro Programa Idade Maior, o Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior de Albergaria-a-Velha, o Grupo de Cantares de Santa Eulália, Sérgio Cerqueira e o Grupo de Concertinas de Mouquim.
Além da música, também se promove a leitura no Festival Pão de Portugal. No sábado, pelas 16h00, um dos autores mais vendidos em Portugal, Raúl Minh’Alma, visita a Biblioteca Municipal para apresentar o seu mais recente êxito de vendas “Se me amas não te demores”. Já no espaço de exposição é possível percorrer a carreira literária do nosso primeiro Prémio Nobel da Literatura na mostra “Voltar aos passos que foram dados – José Saramago 1922-2022”. As visitas guiadas à Biblioteca Municipal têm lugar no sábado, entre as 15h00 e as 16h00, sendo de caráter livre entre as 18h00 e as 19h00.
O “Do Pão” – Festival Internacional de Cinema está de regresso em 2022. Este ano, foram recebidos 1920 filmes, dos quais 1462 da Categoria 1 (filmes até 30 minutos) e 458 filmes da Categoria 2 (filmes com mais de 30 minutos). Os filmes a concurso são de 110 países, com destaque para o Irão (219), Índia (196), Brasil (166), Itália (98), Turquia (97) e Estados Unidos (94). Os visitantes podem ver os filmes selecionados na Biblioteca Municipal durante o fim de semana, das 16h30 às 20h00.
Na manhã de domingo, o desporto está em destaque com o Trail Rota dos Moinhos, este ano, sob o lema "Milho para Moer, Pernas para Correr". Com mais de mil participantes todos os anos, o Trail Rota dos Moinhos proporciona uma forma original de conhecer o património natural e molinológico do Concelho, enquanto se faz atividade física. Em 2022, o trail (corrida) vai ter uma distância de 19 quilómetros e as duas caminhadas percorrem um trajeto de 13 quilómetros (longa) e 7 quilómetros (curta), respetivamente.
Para quem quiser conhecer a Rota dos Moinhos com menos esforço, no sábado, durante a tarde, há visitas guiadas a alguns engenhos que fazem parte desta rota Albergariense.
A entrada no Festival Pão de Portugal é gratuita, tal como a participação nas atividades que decorrem dentro do recinto. Os horários são os seguintes:
Sexta-feira – 3 de junho
Abertura – 17h00
Encerramento Expositores – 23h00
Encerramento Restauração – 24h00
Encerramento Animação – 01h00
Sábado – 4 de junho
Abertura – 10h30
Encerramento Expositores – 23h00
Encerramento Restauração – 24h00
Encerramento Animação – 01h00
Domingo – 5 de junho
Abertura – 10h30
Encerramento – 20h00
Dia da Criança com sabor a pão
O Dia da Criança, celebrado a 1 de junho, vai ser assinalado durante o Festival Pão de Portugal com várias atividades para os mais novos. No sábado, há insufláveis e trampolins no recinto para ocupar os mais enérgicos. Para momentos mais calmos, podem contar com uma sessão especial de conto – oficina “Aos Sábados, Conto Contigo!” sobre o Ciclo do Pão, pelas 11h00, seguindo-se um showcooking infantil Divercook dedicado ao “Pão como Alimento”. No período da tarde, pelas 17h00, as famílias podem desfrutar do conto musicado “Fada do Pão Integral”. No domingo, pelas 11h00, as famílias com bebés até aos 36 meses podem participar no “Gatinhar de Leituras” e, ao meio-dia, mais um showcooking infantil Divercook, desta vez, sobre “Desperdício Alimentar – o reaproveitamento do pão”.