- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Albergaria-a-Velha apoia apuramento de atleta para os Jogos Paralímpicos de Inverno
Albergaria-a-Velha apoia apuramento de atleta para os Jogos Paralímpicos de Inverno
área de conteúdos (não partilhada)O Município de Albergaria-a-Velha celebrou, ontem, um contrato-programa de desenvolvimento desportivo com a FDI – PORTUGAL, Federação de Desportos de Inverno de Portugal, com vista a estabelecer os termos do apoio ao apuramento e participação do atleta da seleção nacional snowboard adaptado, Pedro Manuel Marnoto Herdeiro, nos próximos Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022.
O atleta, residente no Concelho de Albergaria-a-Velha, é portador de Esclerose Múltipla Primária Progressiva. Foi o primeiro atleta nacional a participar e a pontuar numa prova internacional de snowboard adaptado e o primeiro representante português da seleção paraolímpica de snowboard adaptado, tendo sido já apoiado pelo Município na época desportiva 2019/2020.
No âmbito do contrato-programa assinado, o Município apoia Pedro Herdeiro, através da FDI – PORTUGAL, com uma comparticipação monetária no valor de cinco mil euros. Permite, ainda, a utilização gratuita da Piscina Municipal da Branca, para complemento aos treinos de preparação das atividades. O atleta, por seu lado, compromete-se a participar nas iniciativas promovidas e/ou apoiadas pela Câmara Municipal, nomeadamente em atividades de promoção e valorização do desporto enquanto instrumento essencial para a qualidade de vida das pessoas e das regiões.
A inclusão social de pessoas com incapacidade e/ou portadoras de deficiência tem sido uma das prioridades do Município, que tem organizado várias iniciativas de caráter cultural, recreativo e desportivo dirigidas a esta faixa da população. Neste âmbito, destaca-se o Programa de Desporto Adaptado, que conta com mais de sete dezenas de participantes, de diferentes idades. No mínimo, duas vezes por semana, em contexto curricular e não curricular, realizam-se aulas/treinos de recreação e/ou competição nos equipamentos escolares, municipais e das próprias instituições, onde, de forma individualizada e adaptada a cada uma das realidades e contextos, os participantes podem desenvolver as suas capacidades e diferentes competências.