- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- “Roda do Moinho, Roda” propõe nova abordagem aos moinhos Albergarienses
“Roda do Moinho, Roda” propõe nova abordagem aos moinhos Albergarienses
área de conteúdos (não partilhada)Do cruzamento entre o património natural com um olhar contemporâneo, nasce “Roda do Moinho, Roda”, uma visita encenada a ter lugar na manhã de 11 de junho, entre as 10h00 e as 11h30, no Parque de Moinhos de Ribeira de Fráguas. Inserida no projeto de programação cultural em rede “A.M.O. – o motor que nos liga”, o evento é de participação gratuita, mas de inscrição obrigatória para cultura@cm-albergaria.pt. O ponto de encontro é no Cineteatro Alba, pelas 9h30.
Numa produção Kopinxas - companhia de teatro, com o apoio do Rancho Folclórico de Ribeira de Fráguas, “Roda do Moinho, Roda” é uma experiência sensitiva e imersiva, que permite entregar aos visitantes novas vivências, despertando memórias e processos de identificação, promovidos pela envolvência das próprias comunidades locais. Apresenta-se, assim, um mapa de sensações dentro e fora dos moinhos, num convite performativo, entregando aos sentidos uma revisita aos lugares por onde passaram gentes e se viveram emoções.
O visitante é convidado à emancipação, fazendo parte ativa da performance e desfrutando numa viagem cheia de simbolismo. A etnografia local é valorizada nas suas diversas formas, quer a nível material, nos seus múltiplos objetos, quer a nível imaterial, com recolhas do cancioneiro popular local. Os produtos endógenos serão também valorizados, com uma degustação de sabores, que cruzam tradição com temperos renovados e criados especificamente para esta experiência.
“Roda do Moinho, Roda” é uma criação artística de Ângelo Castanheira, Daniel Morgado, Eduardo Dias e Ricardo Brito, com a vertente gastronómica desenvolvida por João Silva. O evento é promovido pelo Município de Albergaria-a-Velha.