- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Albergaria-a-Velha disponibiliza atividades de verão para crianças e jovens ucranianos
Albergaria-a-Velha disponibiliza atividades de verão para crianças e jovens ucranianos
área de conteúdos (não partilhada)O CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração do Migrante, em parceria com o Município, a Prave - Associação de Promoção de Albergaria-a-Velha e o CLDS 4G Albergaria Integra´T, está a organizar um programa de atividades de verão gratuito para as crianças e jovens de famílias ucranianas deslocadas da guerra. Duas vezes por semana, até ao início do ano letivo, os participantes, com idades entre os 6 e os 15 anos, podem divertir-se, mas também aprender, com experiências de campo, visitas temáticas e outras atividades de ocupação de tempos livres.
Esta iniciativa foi pensada para dar resposta, durante as interrupções escolares, às famílias refugiadas com crianças. Alem de fomentar a socialização e promover o conhecimento do seu território de acolhimento, as atividades permitem treinar e assimilar aprendizagens da língua portuguesa iniciadas na escola. Embora as atividades sejam sempre acompanhadas por um monitora com conhecimentos de português e ucraniano, os participantes são estimulados a saírem da sua zona de conforto e a interagir com as pessoas nos locais que visitam, aprendendo, desta forma, mais sobre a cultura portuguesa.
Por outro lado, as atividades de verão também se apresentam como uma forma de reduzir os impactos psicológicos, emocionais e de desenvolvimento (a nível pessoal e comunitário) provocados pela situação de guerra na Ucrânia.
O programa de atividades teve início na semana passada com um laboratório de ciência, onde os mais novos tiveram de procurar amostras na natureza para descodificar. Já esta semana, o ponto alto foi uma visita à Quinta Pedagógica de Aveiro, onde puderam descobrir muitos animais e andar de cavalo. Para breve, estão também pensadas visitas aos serviços essenciais do Concelho – como a GNR – para familiarizar os mais novos com a organização do território.