- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Centro de Interpretação da Pateira de Frossos aceita novos voluntários em agosto
Centro de Interpretação da Pateira de Frossos aceita novos voluntários em agosto
área de conteúdos (não partilhada)O Centro de Interpretação da Pateira de Frossos (CIPF), tem abertas as inscrições para voluntariado durante o mês de agosto. Os jovens, que queiram ocupar as suas férias fazendo algo em prol da sustentabilidade e conservação da natureza, podem inscrever-se através de formulário online, disponível aqui.
As ações de voluntariado no CIPF decorrem todas as terças-feiras do mês, entre as 10h00 e as 13h00. A Câmara Municipal garante o seguro de acidentes e atribui um certificado de participação a todos os voluntários.
Desde a sua abertura, em finais de abril, o Centro de Interpretação da Pateira de Frossos já recebeu cerca de 40 voluntários, na sua maioria jovens, que têm contribuído para dar forma ao Jardim Didático, sob a orientação do biólogo deste equipamento municipal. Já foi criada uma horta pedagógica, um compostor e deu-se início à construção de um percurso sensorial. Neste espaço exterior do CIPF, os visitantes podem ainda encontrar um charco e um hotel para insetos, estando ainda prevista a criação de um viveiro de árvores. O Jardim Didático pretende ser um local em constante mutação, um trabalho em progresso, seguindo os ritmos da natureza, pelo que devem surgir sempre oportunidades para fazer algo de novo com voluntários ou com elementos da comunidade local.
O Centro de Interpretação da Pateira de Frossos visa promover a preservação e valorização dos elementos patrimoniais, paisagísticos e ambientais de Frossos, numa lógica de sustentabilidade e com mecanismos que contribuam para a efetiva redução da pegada ecológica local. Além da componente de preservação ambiental, o Centro de Interpretação pretende ainda desenvolver o turismo sustentável e preservar a memória coletiva local, com a recolha de testemunhos de práticas ancestrais na agricultura e artesanato, que são exemplos da relação de perfeita simbiose entre o ser humano e a natureza.