- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Município abre candidaturas para atribuição de talhões vagos na Horta Biológica da Lapa
Município abre candidaturas para atribuição de talhões vagos na Horta Biológica da Lapa
área de conteúdos (não partilhada)A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha deliberou aprovar a continuidade da experiência piloto da Horta Biológica da Lapa, prorrogando por 12 meses os respetivos Acordos de Utilização para os utilizadores que manifestaram expressamente essa vontade. Foi ainda aprovada a abertura de novo período de candidaturas para a atribuição dos talhões disponíveis, pelo período de 12 meses.
As candidaturas à atribuição de talhão devem ser realizadas através da submissão online de formulário, ou de forma presencial na Câmara Municipal, no período compreendido entre 26 de setembro e 7 de outubro de 2022.
No ano de 2021, o Município de Albergaria-a-Velha impulsionou a criação da primeira horta comunitária biológica do Concelho, a Horta da Lapa, sendo constituída por 28 talhões, 4 dos quais sob a forma de canteiros elevados, destinados a pessoas com mobilidade condicionada. Destes talhões, apenas os canteiros elevados não tiveram candidaturas ficando todos os outros entregues aos utilizadores.
A Horta Biológica revelou-se um sucesso enquanto espaço onde as famílias podem cultivar, a título gratuito e precário, os seus produtos agrícolas, dotando os utilizadores de conhecimentos de economia circular, educando-os para a nutrição e segurança alimentar e na sensibilização para a sustentabilidade ambiental. Tornou-se também um polo agregador de partilha e interajuda entre os utilizadores e as suas famílias.
Todas as informações realtivas à candidatura estão disponíveis aqui.