- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Comunidade convidada a participar em projeto artístico de inclusão social
Comunidade convidada a participar em projeto artístico de inclusão social
área de conteúdos (não partilhada)A edição de 2022 do projeto artístico de inclusão social Pontes Sonoras vai subir ao palco do Cineteatro Alba na noite de 3 de dezembro e a comunidade é convidada a participar no espetáculo. Todas as pessoas interessadas, com idade superior a 4 anos, podem fazer a sua inscrição gratuita entre 29 de setembro e 10 de outubro, aqui.
O espetáculo da sétima edição do Pontes Sonoras chama-se “Sete” e vai abordar, de forma criativa e com o recurso a diferentes artes performativas, como o número está presente de tantas formas nas nossas vidas, que nem damos conta. No palco, utentes da APPACDM de Albergaria-a-Velha e elementos da comunidade vão interagir para criar um momento cultural capaz de contagiar todos os que estão à sua volta.
Para participar no “Sete” não é obrigatória qualquer experiência artística, mas sim, uma grande vontade de fazer parte de um projeto que promove a inclusão através das artes. Os ensaios irão decorrer no Cineteatro Alba, com início a 12 de outubro e totalizando 17 horas, distribuídas por 7 dias. A calendarização dos ensaios encontra-se junto à ficha de inscrição online, na página de Internet do Município.
O projeto Pontes Sonoras promove o desenvolvimento de diferentes competências nos utentes da APPACDM, nomeadamente o aumento da concentração, o controlo dos momentos de silêncio, a coordenação motora e o trabalho em equipa. Os espetáculos anuais – somente interrompidos no período da pandemia - têm sido apresentados em vários espaços culturais da região, destacando-se as presenças na Casa da Música do Porto, no Centro de Artes e Espetáculos de Sever do Vouga e no Quartel das Artes, em Oliveira do Bairro.
O Pontes Sonoras é uma das faces mais visíveis do programa Incluir+, uma iniciativa do Município de Albergaria-a-Velha que visa promover a inclusão social da população com deficiência. No âmbito do programa, criado em 2014, a autarquia promove, de forma regular, sessões de expressão musical, atividade física adaptada e leitura encenada junto dos utentes da APPACDM.