- Início
- Municípios
- Anadia
- Conferências de Outono regressam em 2023
Conferências de Outono regressam em 2023
área de conteúdos (não partilhada)“CONFERÊNCIAS DE OUTONO” COM BALANÇO POSITIVO
O debate em torno do tema “Economia Circular e Descarbonização” encerrou o ciclo de “Conferências de Outono”, promovido pelo Município de Anadia em parceria com a FNWAY Consulting. A última sessão decorreu a 18 de novembro e contou com três oradores: o antigo ministro do Ambiente Carlos Borrego, a jurista e gestora Paula Policarp, e a engenheira Ana Maria Couras. A moderação esteve a cargo de Luís Mira Amaral, antigo ministro da Indústria e Energia.
Para Luís Mira Amaral, “a economia circular vai criar novas cadeias de valor que irão permitir desacoplar o crescimento económico”. Por sua vez, Carlos Borrego considera que não basta apenas “falar sobre as alterações climáticas, é necessário melhorar o uso dos recursos”, sublinhando que “Portugal tem uma economia pouco eficiente e pouco produtiva”. Paula Policarpo referiu que “as respostas para mudar já existem. Falta agora implementá-las”. Ana Maria Couras salientou que “a circularidade da economia vai impor uma reflexão” sobre o significado da sociedade.
A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, fez um balanço global positivo da iniciativa, considerando que o mundo vive hoje “um período particularmente difícil” face a um conjunto de constrangimentos derivados da inflação, da instabilidade dos mercados e da questão das energias, que tem um forte reflexo no quotidiano das pessoas e das empresas. “Esta foi uma tentativa de fazer uma reflexão à volta destas matérias e de sensibilizar para alternativas”, afirmou a autarca.
O ciclo de três conferências incidiu nos temas “Energia”, “Crescimento Económico e Produtividade” e “Economia Circular e Descarbonização”, assuntos atuais e de interesse nacional. “Sensibilizar os nossos governantes acerca da importância, cada vez maior, de se olhar para o reflexo que estes temas, nomeadamente o da energia, têm na indústria e na economia em geral” foi, como referiu Teresa Cardoso, um dos objetivos das Conferências de Outono, que terão continuidade em 2023, abordando outros temas pertinentes.